Cães em situação de maus-tratos são resgatados em Aracaju
Eles foram encontrados sem comida, sem água e em ambiente insalubre Cotidiano | Por F5 News 04/08/2022 13h15Três cães mantidos em situação de maus-tratos e abandono foram resgatados pela equipe da Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) em Aracaju.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), os animais estavam sendo mantidos sem comida e sem água dentro de uma residência. O caso ocorreu nessa quarta-feira (3).
A apuração do crime foi iniciada após recebimento de denúncia de que três cães estavam nessa casa, à qual os proprietários não compareciam. Ao chegar ao local indicado, os agentes verificaram que os animais estavam sem comida, sem água e em ambiente insalubre.
Em 2020, foi sancionada a Lei 14.064, que aumentou para 2 a 5 anos de reclusão a pena para o crime de maus-tratos a cães e gatos. A pessoa que pratica esse tipo de crime ainda está sujeita à multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa pode denunciar crimes de maus-tratos a animais por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo do denunciante é garantido.
A Depama também conta com um número de whatsapp para o recebimento de denúncias: (79) 98819-4576.