Botijão de gás explode e três pessoas morrem em Aracaju
Fato aconteceu na manhã deste domingo (31), no bairro Santo Antônio Cotidiano | Por Daniel Soares 31/12/2023 14h18 - Atualizado em 31/12/2023 17h27Um botijão de gás explodiu em uma kitnet no bairro Santo Antônio, em Aracaju, na manhã deste domingo (31). Três mortes foram confirmadas e mais alguns feridos, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
Populares informaram que a explosão teria acontecido perto das 9h da manhã. Um cheiro forte de gás foi percebido nos outros apartamentos antes do estrondo. Com o impacto, uma laje desabou e várias paredes de kitnetes vizinhas desmoronaram.
Além dos três óbitos, uma vítima ficou em estado grave e foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Ao todo, 17 vítimas foram resgatadas pelas equipes do CBMSE.
Além dos Bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Defesa Civil estiveram no local para fazer o atendimento. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo das vítimas.
Susto
O local funciona como um condomínio com mais de 40 kitnetes. A vendedora de livros Joicyellen Calazans estava em um deles e passou por momentos de terror ao lado da sua mãe. "Foi uma explosão muito forte e depois muita fumaça. Eu estava no quarto e, quando saí, vi que a parede da cozinha estava toda caída", conta.
“Minha mãe estava caída no chão e eu puxei ela. Outras paredes estavam todas derrubadas e o teto das outras casas tinha desabado. Dava para ver o céu. Não conseguimos sair pela porta da frente e tivemos que passar por cima das pedras", relata Joicyellen.
A cuidadora de idosos Lúcia Maria dos Santos estava com suas irmãs em casa. No momento da explosão, ela preparava o café da manhã quando sentiu o cheiro forte de gás. "Achei que era o meu, mas não era. Voltei a fazer o café, até que ouvi a explosão", relembra.
Lúcia estava com a casa cheia, pois suas irmãs vieram para a capital aracajuana passar o réveillon em família. Com a explosão, elas foram se abrigar no banheiro do apartamento em busca de abrigo. Apesar do susto, todas saíram sem ferimentos graves.
"Foi algo triste. Vieram duas irmãs de São Paulo e uma de Itabi para passar o ano novo comigo. Era a primeira vez que íamos passar as quatro juntas. Estamos vivas, e vamos comemorar, graças a Deus", assegurou a cuidadora.
Segundo o capitão Allan, da assessoria de comunicação dos Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 9h30 da manhã. Com a explosão, a estrutura do local foi colapsada e três vítimas ficaram presas entre as ferragens. "Fizemos o salvamento destas vítimas e depois resgatamos as demais que estavam isoladas", explicou.
Segundo o capitão, a Defesa Civil Municipal e Estadual, presentes no local, farão a vistoria sobre a análise de risco - tanto da edificação que já colapsou como da vizinhança. "Eles verão a situação se pode ou não as pessoas retornarem para os seus imóveis", completou.