Sergipe busca estruturar atrativos locais para fortalecer o turismo rural
Especialista do Sebrae explica desafios do Estado para consolidar o setor Conteúdo Especial | Por Laís de Melo 12/02/2022 16h27O turismo rural, apesar de já ser uma realidade em Sergipe, ainda tem muito o que avançar. Regiões do alto sertão sergipano, por exemplo, apresentam grandes potenciais, no entanto, o caminho que se percorre para transformar um atrativo turístico em produto é longo e cheio de desafios.
Essas diferenças e perspectivas foram abordadas na palestra da consultora em turismo e economia criativa do Sebrae/SE, Betânia Souza, no último dia da Sealba Agroshow, em Itabaiana, no agreste sergipano, neste sábado (12).
“Atrativo turístico é o que tem potencial para o turista gostar do local. Já o produto turístico compreende infraestrutura, acesso, marketing, um produto bem elaborado, produtor capacitado para entender a necessidade do turista e principalmente atendê-lo bem”, explica a palestrante.Segundo Betânia, a possibilidade de vivenciar experiências em campo é o que chama atenção dos turistas para esse tipo de roteiro. A tendência de mudança de comportamento dos turistas que buscam destinos mais próximos e em contato com a natureza torna o setor ainda mais promissor. Por isso, o foco do Estado é desenvolver os atrativos.
“Sergipe é lotado de atrativos, mas tem poucos produtos, principalmente no campo, porque, por exemplo, os queijeiros fazem as peças inteiras do queijo para vender e cortam os pedaços. Mas, isso não vale para o turista. Tem que ter toda uma estrutura de embalagem a vácuo, selo, tudo dentro das normas”, exemplifica Souza.
Circuito dos Umbuzeiros
Um dos roteiros do turismo rural em Sergipe em expansão é o Circuito dos Umbuzeiros, que compreende os municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.
O Circuito conta com 30 produtores que já estão operando, entre fazendeiros, queijeiros, apicultores, criadores de cabras, donos de pousadas, etc.
“Eles sentiram a necessidade de estarem preparados para um pós pandemia, porque eles sabiam que as pessoas iriam querer sair para destinos mais próximos, para a natureza. Então procuraram o Sebrae que organizou, capacitou e fomentou a melhoria da qualidade dos produtos”, conta Betânia.
Durante oito meses, em 2021, o Sebrae trabalhou na preparação do circuito com elaboração da identidade, criação de marca, entre outros.
“O grande mérito é que o circuito foi elaborado da seguinte forma: o Sebrae preparou esses Produtores e ofertou ao mercado. Chamamos as agências para que elas montassem os roteiro de acordo com a demanda dos clientes”, explica.
Sealba Agro Show
O Sealba Agroshow é um evento promovido pela Faese com a correalização do Sebrae Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe) e a Prefeitura de Itabaiana. A programação discute assuntos ligados à uma das áreas de maior potencial agrícola do país, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
O evento conta com patrocínio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).