São João de Sergipe é um sucesso para a economia
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 26/08/2023 03h42O governador do Estado, Fábio Mitidieri apresentou na sexta-feira os números referentes aos resultados econômicos do São João em Sergipe. Os dados produzidos em parte pela equipe de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac foram parte fundamental para o entendimento do que aconteceu nesse período junino, que foi o melhor dos últimos anos para nosso estado, mostrando a força que o São João possui para a economia sergipana.
O melhor resultado apresentado, obviamente é o volume de receita circulante nas atividades de comércio, serviços e turismo durante o período junino. Foram R$ 98.200.000 que movimentaram a economia do estado, especificamente na movimentação de festejos juninos. Foram mais de 70 mil pessoas envolvidas diretamente no mercado de trabalho, que fortaleceram 78 atividades da cadeia produtiva de Sergipe. Isso mostra claramente como o período de festas de São João é importante para a economia do estado. Acredito que a movimentação de riquezas e empregos é até mesmo mais forte que no período final de ano, quando há uma elevação considerável nas vendas do comércio.
Os dados levantados pela Fecomércio, no projeto de estudo do São João mostraram que 92% dos empresários aumentaram seu faturamento no mês de junho, fazendo com que as lojas e estabelecimentos de serviços e atividades da cadeia do turismo elevassem seu estoque de trabalhadores e ganhassem robustez no caixa do mês, movimentando mais dinheiro nos negócios.
A arrecadação fiscal dos estabelecimentos comerciais que são diretamente relacionados com o turismo, apresentou crescimento de +23,4% diante do mesmo período estudado no ano anterior. Ou seja, as políticas públicas desenvolvidas para o turismo deram um resultado importante não somente na movimentação econômica e mercado de trabalho. Também foram essenciais para que o próprio estado elevasse sua arrecadação de impostos, isso é importante também porque esses recursos captados serão revertidos em serviços públicos para a população.
O mito que Sergipe é um estado que só recebe turistas baianos está cada vez mais deposto. A pesquisa da Fecomércio apontou que Sergipe recebeu turistas de 25 estados, além do Distrito Federal, também recebeu turistas estrangeiros. E dentro dos dados levantados, a surpresa foi ver que o estado de São Paulo foi quem mais enviou turistas para Sergipe no período de festejos juninos. Este é o resultado da promoção externa que o Governo de Sergipe tem feito em feiras de turismo e eventos, com a finalidade de captar visitantes para nosso estado.
Números altos, mas que não surpreendem; pois quando a pessoa conhece Sergipe, sempre manifesta o desejo de voltar; também foram apresentados. 92% dos turistas que vieram a Sergipe disseram que a viagem atendeu ou superou as expectativas. Já 93% deles afirmaram que pretendem voltar para Sergipe em outras oportunidades. O sergipano é um povo acolhedor, que cativa seus turistas e os empreendimentos de turismo, aliados às belezas naturais e às ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais, consolidam essa vontade no turista, que vai e um dia voltará. Isso foi apurado no São João, mas certamente estimulará os viajantes a nos visitarem em outros períodos.
Todos esses dados apresentados nessa semana nos fazem entender uma coisa de forma clara: Investir no turismo é um caminho importante para o desenvolvimento econômico, crescimento de nosso estado, elevação da geração de emprego e renda para as pessoas. Ações direcionadas para o desenvolvimento econômico de qualquer cidade ou estado devem ser pensadas de modo que contemplem o turismo. E finalmente temos visto isso acontecer de fato, colocando Sergipe de uma vez no mapa do turismo nacional, mantendo o bom posicionamento do estado na procura pelas agências de viagens e OTA’s, operadoras de turismo online.
É importante ressaltar que o bom posicionamento de Sergipe tem acontecido desde o início de 2020, quando o estado passou a ser visto como um lugar bom para ser visitado na fase de recuperação dos destinos de turismo. Entretanto, agora, em 2023 é que de fato tem sido feito um trabalho direcionado para que o estado continue figurando entre os melhores destinos de viagem do Brasil.
Outra pesquisa desse tipo deve ser feita no período final do ano, já que com o advento do Natal Iluminado, o turismo no estado tem ganhado força desde 2017. Entretanto, neste ano, o projeto avançará por 10 cidades do interior sergipano, fazendo a maior festa natalina do Brasil. E esse fenômeno deverá trazer mais pessoas para conhecer Sergipe nessa nova fase em que se consolida como destino especial de natal, não somente pelas praças iluminadas de Aracaju, mas por todos os ambientes que estarão compondo o cenário nas 11 cidades. Esse será mais um atrativo importante que fará a diferença para o turismo no nosso estado, mais uma vez.
Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida
A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo
A escravidão contemporânea é uma ferida aberta na história
A transformação social das famílias mais pobres pelo ensino superior
Entendendo o Ciclo da Economia: Causas e Consequências
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.