Renda fixa é uma boa oportunidade de investimento para 2023 | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Renda fixa é uma boa oportunidade de investimento para 2023
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 28/01/2023 04h05

Com a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano e a inflação de 5,79% em 2022, os investimentos em renda fixa apresentaram bons resultados no ano passado. Principalmente a caderneta de poupança, que deu uma virada nos resultados negativos dos últimos quatro anos, e apresentou rendimento superior à inflação, com resultado de +7,25% anuais. Ou seja, com a inflação em menores patamares e a taxa de juros em maior nível, a poupança voltou a ser um investimento rentável, ao contrário dos últimos resultados anuais, pois quem tinha dinheiro investido na poupança até 2021, teve seu recurso perdendo valor. Agora, o cenário está melhor para as pessoas que possuem o hábito de guardar dinheiro.

O quadro macroeconômico brasileiro, também influído por incertezas no cenário internacional devido aos fatores de elevação inflacionária em várias potências econômicas. Assim como a invasão russa contra a Ucrânia, que dura quase um ano, pioram a confiança do investidor neste momento, criando um complicador. E devemos considerar a bagunça criada para os investidores de ações, principalmente das Lojas Americanas, que agora com o estouro da dívida astronômica da empresa, viram seus papéis derreterem de quase 30 reais para uns poucos centavos, com uma queda acentuada de -89,32% somente neste mês, a insegurança aumentou ainda mais. A economia se complicou.

Mas para descomplicar a economia, o porto seguro do investidor é a renda fixa. Conforme explicado no início, até a poupança conseguiu uma boa recuperação em 2022, o que mostra a eficiência dos investimentos da renda fixa, que estão pagando cada vez mais, sem os riscos da instabilidade do mercado de ativos variáveis. Os investimentos atrelados à taxa Selic e ao CDI foram os que apresentaram o melhor retorno de rentabilidade para o investidor.

Os cinco melhores ativos de renda fixa de 2022 foram o Tesouro Selic 2027, que pagou +12,95%; Tesouro Selic 2025, com +12,76%; o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), com +11,49%; o IDA Geral, de debêntures, com +10,58% e a Caderneta de Poupança, com +7,25%. Todos os investimentos feitos nesses modais foram proveitosos para as pessoas. E isso é importante para que você descomplique sua economia pessoal e conheça melhor os investimentos que pode realizar com segurança e garantia de retorno.

Por que é que vale a pena manter os investimentos em renda fixa neste ano? Vamos descomplicar mais, então. Se considerarmos que a taxa básica de juros deverá continuar estável no nível de 13,75% anuais por um longo período, então a conjuntura econômica favorece a entrada de investimentos externos e eleva a intenção de aplicações internas. Isso é muito bom para quem mantiver seu dinheiro em renda fixa, até mesmo na poupança, se não quiser assumir um risco um pouco maior. O outro fator é a inflação, deverá se manter em níveis controlados como foi no ano passado. Resumindo: o quadro de 2022 deverá se manter em 2023. 

Dentro desse contexto, incluo a oportunidade de investimentos nos Certificados de Depósitos Bancários (CDB), ou seja, emprestar dinheiro ao banco. Em sua maioria, os rendimentos são atrelados ao CDI e isso garante também uma boa possibilidade de retorno no investimento. Os títulos pré-fixados são os mais práticos. E para quem tem contas em bancos que mesmo com o dinheiro parado paguem 100% do CDI, é só deixar lá mesmo, sem nenhum ajuste, que você ganhará rendimentos mensais. Dessa vez, a renda fixa é literalmente o “em time que está ganhando, não se mexe”.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
30/11/2024  07h13

Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida

23/11/2024  10h02

A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo

19/10/2024  05h50

A escravidão contemporânea é uma ferida aberta na história

12/10/2024  04h41

A transformação social das famílias mais pobres pelo ensino superior

28/09/2024  04h05

Entendendo o Ciclo da Economia: Causas e Consequências


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado