Aracaju: Luiz Roberto tem mais apoios consolidados entre vereadores no 2º turno
Relevante para adesão de eleitores, alianças também são fundamentais em eventual mandato Política | Por F5News 22/10/2024 16h34A poucos dias do 2º turno das Eleições 2024, o cenário mostra uma consolidação dos apoios aos candidatos Luiz Roberto (PDT) e Emília Corrêa (PL) que vêm da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Luiz soma 21 vereadores ao seu lado e foi o que mais conseguiu ampliar o arco de alianças em torno da sua candidatura, enquanto nove parlamentares estão com Emília, que atualmente exerce mandato no Legislativo aracajuano.
Relevante para a adesão de eleitores, para ambos os lados o volume de apoios pode ser fundamental não apenas para o êxito nas urnas, como também num eventual mandato, principalmente em relação à aprovação de pautas que permitam a execução dos planos de governo apresentados pelos candidatos, na interlocução com as comunidades e até mesmo em relação à garantia de uma governabilidade.
O papel das lideranças partidárias ganha ainda mais relevância considerando o contexto extraído de uma uma pesquisa da Quaest Consultoria, a qual concluiu que mais da metade dos eleitores vai deixar a escolha do candidato para a última hora: 12% vão decidir no dia anterior à eleição e 43% só na hora de ir à urna.
Confira os apoios declarados a cada candidato:
APOIOS A LUIZ
(Vereadores da atual legislatura e eleitos)
Ricardo Vasconcelos (PSD)
Breno Garibalde (Rede)
Nitinho (PSD)
Iran Barbosa (Psol)
Joaquim da Janelinha (PDT)
Professora Sonia Meire (Psol)
Levi Oliveira (PP)
Camilo Daniel (PT)
Vinicius Porto (PDT)
Selma França (PSD)
Fábio Meireles (PDT)
Miltinho Dantas (PSD)
Byron Estrelas do Mar (MDB)
Soneca (PSD)
Maurício Maravilha (União)
Elber Batalha (PSB)
Zezinho do Bugio (PDT)
Rodrigo Fontes (PSB)
Thanata da Equoterapia (Mobiliza)
Dr Manuel Marcos (PSD)
Antonio Bittencourt (PCdoB)
APOIOS À EMÍLIA
(Vereadores da atual legislatura e eleitos)
Moana Valadares (PL)
Isac (União)
Anderson de Tuca (União)
Lúcio Flávio (PL)
Pastor Diego (União)
Alex Melo (PRD)
Sheyla Galba (União)
Sávio Neto de Vardo (Pode)
Paquito de Todos (Pode)
Manifestações de Voto
Luiz Roberto também é o candidato que tem mais declarações de voto de outros prefeituráveis que estavam na disputa pelo comando da capital no 1º turno.
Além da delegada Danielle Garcia (MDB), que se juntou à campanha do pedetista, o PT e o PSOL - que tiveram chapas próprias no 1º turno - recomendaram o voto crítico em Luiz Roberto neste segundo turno, ambos considerando que a chapa adversária representaria um “retrocesso” em políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da cidade.
O União Brasil, que ficou em terceiro lugar na disputa com a candidatura de Yandra Moura, declarou neutralidade, mas tendo a maioria dos aliados manifestado apoio à candidatura de Luiz.
Já Emília recebeu apoio do então candidato Zé Paulo (Novo).