Após anulação do STF, Assembleia realiza nova eleição para Mesa Diretora
Chapa única, tendo Jeferson Andrade (PSD) como presidente, foi reeleita para o biênio 2025-2027 Política | Por F5 News 22/10/2024 11h52Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), os parlamentares realizaram um novo pleito na manhã desta terça-feira (22). Mais uma vez, foi eleita por unanimidade a chapa única tendo como presidente o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD).
A chapa comandará a Alese no 2º biênio desta legislatura (2025-2027). Além de Jeferson como presidente, também foram eleitos Garibalde Mendonça (PDT) como vice-presidente, Luciano Bispo (PSD), como 1º secretário, Marcelo Sobral (União Brasil), como 2º secretário, Carminha Paiva (Republicanos) como 3ª secretária, e Georgeo Passos (Cidadania), como 4º secretário.
Saiba mais
Entenda a anulação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu uma liminar anulando a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para o biênio 2025-2027. A decisão foi expedida na última quarta-feira (16).
A decisão foi tomada através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7734, ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR), com o objetivo de anular a eleição que ocorreu de forma antecipada, no dia 6 de junho de 2023.
O entendimento é de que o pleito só deveria ocorrer a partir do mês de outubro que antecede o início do novo mandato - ou seja, deveria acontecer a partir de outubro de 2024. Por isso, a realização de uma nova eleição nesta terça, acatando a decisão judicial.