Sem lei do ex: Léo Ceará marca dois gols, mas Confiança vira para 3 a 2
Renan Gorne sai do banco para dar vitória ao Dragão, em jogo fora de casa Esporte | Por Saullo Hipolito 04/12/2020 21h26O Confiança venceu o Vitória fora de casa, de virada por 3 a 2, na noite desta sexta-feira (4), em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro na Série B. Mesmo após estar ganhando por 2 a 1, o Leão da Ilha viu o time sergipano virar em um intervalo de três minutos na segunda etapa. Com o resultado positivo, o azulino foi para a sexta posição, com 39 pontos. O Vitória perdeu sua invencibilidade e estacionou na 14ª posição, com 32 pontos.
Em um jogo chato na primeira etapa, as duas equipes encontraram gols na partida em momentos específicos da partida. O Vitória abriu o placar após achar uma brecha na defesa do Dragão, que empatou em uma cobrança de pênalti. O segundo tempo foi completamente diferente. Com um rubro-negro mais avassalador no início da etapa, logo achou mais um gol na partida. Mas, o Confiança tinha trunfos no banco de reserva e após algumas modificações voltou a pressionar no campo de ataque e conseguiu a virada no placar.
Análise
Com linhas altas e pressão forte para a recuperação da bola, o Confiança tentou surpreender o Vitória desde o início da partida. Mas, com paciência e boa troca de passes, o time baiano passou a organizar suas jogadas e ter maior tempo de posse de bola em relação ao adversário, o que proporcionava à equipe jogadas próximas à área do Dragão. A finalização não era uma opção nesse momento do jogo para ambos os lados.
O jogo que estava muito estudado teve uma trocação por volta dos 17 minutos, quando o Confiança organizou uma boa jogada em velocidade e finalizou o lance com um chute para fora de Rafael Vila. Na sequência, o lateral Léo recebeu a bola pela direita de ataque e arrancou. O atacante cruzou na área e encontrou o ex-Dragão Léo Ceará, que subiu mais alto que a defesa e cabeceou para marcar o primeiro gol do jogo aos 18 minutos.
O gol do artilheiro do Vitória no ano não mudou em nada a forma dos times dentro da partida, que continuou muito estudada e em marcha lenta. Em alguns momentos, os atletas do Confiança conseguiam roubar a bola, geravam um lance de perigo, mas pecavam na finalização.
E se estava difícil para o Confiança chegar e finalizar com precisão em direção ao gol de César, um pênalti bem marcado, após a bola tocar na mão de Fernando Neto, facilitou a vida do artilheiro do time azulino, Reis, que bateu forte e empatou o marcador aos 38 minutos. O gol embalou o time sergipano na sequência, que ficou mais agressivo na partida, mas não foi suficiente para mudar o placar.
O Vitória voltou para a segunda etapa em outra rotação e chutando ao gol de Jean Drosny, que fez defesas importantes logo no início da partida. Mas a pressão do Leão resultou em mais um gol - e de novo com Léo Ceará. O centroavante recebeu ótimo passe de Thiago Lopes e só teve o trabalho de tocar para a meta, vencendo o goleiro do Confiança.Mesmo após o gol, o Leão da Ilha não diminuiu a frequência e seguiu pressionando forte, quando não tinha a bola, e criando lances de gol, com ela. Foi nesse momento que entrou o dedo do treinador. Daniel Paulista promoveu a entrada de jogadores considerados titulares, como Ítalo e Renan Gorne, e o time sergipano equilibrou o jogo, recuperando em alguns momentos a posse de bola.
O equilíbrio evitou a pressão rubro-negra e ainda fez o Confiança começar a chegar com maior frequência no ataque. Aos 31 minutos, Reis cruzou para área, Ari Moura escorou para trás e encontrou Rafael Vila, que, sozinho, empatou mais uma vez o jogo. A vitória veio em sequência. Aos 33 minutos. Reis cobrou escanteio, Mancini desviou, Ítalo tentou finalizar e a bola passou na frente do gol livre, Nirley evitou que ela saísse e tocou para o iluminado Renan Gorne, também sozinho, virar o placar.
Após o gol, o Confiança passou a administrar a partida dentro de campo. Com marcação forte - sua característica -, cedeu poucos espaços ao time da casa e segurou o resultado até o apito do árbitro, para voltar a Aracaju, ainda na noite desta sexta-feira (4), com mais três pontos na tabela de classificação.
Próxima partida
O Confiança volta a campo na próxima terça-feira (8). Válido pela 27ª rodada da competição, o jogo acontecerá contra o CSA na Arena Batistão, em Aracaju. O Vitória viaja para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal. As duas partidas acontecem às 21h30.
Desfalque
O Confiança ganhou o jogo, mas perdeu mais um atleta para a sequência da competição. Por somar três cartões amarelos, o zagueiro Matheus Mancini ficará de fora da partida contra o CSA. Pelo lado do Vitória, quem fica de fora, contra o Cuiabá, é o artilheiro do time com 16 gols, Léo Ceará, por levar o terceiro cartão amarelo.
Ficha técnica
Vitória
Escalação: César; Léo (Jonathan Bocão), Maurício, Wallace, Rafael Carioca; Lucas Cândido (Dudu), Fernando Neto, Matheus Frizzo (Mateusinho), Thiago Lopes (Ruan Nascimento); Vico e Léo Ceará (Jordy Caicedo). T.: Rodrigo Chagas.
Gol: Léo Ceará 18’ | 1T
Léo Ceará 7’ Z 2T
Cartão amarelo: Léo Ceará e Léo
Confiança
Escalação: Jean Drosny; Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini, Silva (Everton); Madison (Serginho), Rafael Vila, Jeferson Lima (Ítalo); Reis, Ari Moura (Alyson) e Bruno Paraíba (Renan Gorne). T.: Daniel Paulista.
Gol: Reis 38’ | 1T
Rafael Vila 31’ | 2T
Renan Gorne 33’ | 2T
Cartão amarelo: Matheus Mancini (fora da próxima partida), Silva, Serginho e Rodolfo Mancha (preparador físico)
Cartão vermelho: Eraldinho (massagista)