Sam Bird vence E-Prix de São Paulo, com ultrapassagem na última volta
Piloto inglês, da Neom McLaren, protagonizou atuação extraordinária Esporte | Por Márcio Rocha 16/03/2024 18h37 - Atualizado em 18/03/2024 09h42
Após três trocas de posição no primeiro lugar, Bird tomou a ponta da corrida e liderou por várias voltas, deixando Pascal Werhlein, António Félix da Costa e Nyck de Vries, que chegaram a ocupar a liderança da corrida, para trás. Mesmo atrasando seu tempo para pegar o modo ataque, Bird seguiu na frente dos carros da Porsche, e só perdeu a liderança na sétima volta, quando pegou o segundo modo ataque. Entretanto, não conseguiu aproveitar a potência extra por conta de uma bandeira amarela, decorrente de um acidente entre Norman Nato, da Nissan, e o brasileiro Lucas Di Grassi, ABT Cupra, quando eles disputavam posição. Di Grassi, além de ter encontrado a asa dianteira de Nato, também quebrou a sua.
Na volta da aceleração total, os carros da Porsche, que ocupavam a liderança, pegaram a potência extra do modo ataque, e, com o traçado mais lento para acioná-lo, perderam posições. Mitch Evans, da Jaguar, passou à liderança da corrida, após ultrapassar Bird, e em seguida perdeu ao também acionar o modo ataque. O britânico seguiu na liderança até a 12ª volta, quando foi ultrapassado por Mitch Evans e Félix da Costa. E mais uma troca de liderança aconteceu, quando o atual campeão, Jake Dennis, da Andretti, assumiu a ponta da corrida.
Após Dennis acionar o modo ataque, Bird mais uma vez assumiu a liderança da prova. Entretanto, o dia estava claro que seria de brilho para Bird levar Mclaren para sua primeira vitória na categoria. Nick Cassidy, justamente o piloto que ocupa seu lugar no ano passado, perdeu o controle do carro e bateu na saída da curva 9, devido a um detrito de sua asa dianteira ter passado sob o carro e tê-lo feito perdido o controle. Estampando o muro, Cassidy estava fora da corrida. Carro de segurança na pista novamente.
Bird seguiu na liderança por mais seis voltas, até que o inglês cedeu à pressão de Evans. Enquanto isso, o atual campeão pressionava Werhlein pela terceira posição e conseguiu ultrapassá-lo. Evans liderava, sob pressão constante de Bird, que tentava encontrar um meio de fazer a passagem pelo piloto e sua ex-equipe, em uma disputa parelha e muito acirrada, com aberturas para tentativas nas retas do circuito paulista.
Na última volta, o que o público esperava aconteceu. Após entrarem na segunda parte da reta oposta, Bird estava lado a lado com Evans, que queria repetir a vitória do ano passado, mas a curva 10 foi decisiva, em uma ultrapassagem pelo lado de fora da curva. Sam Bird pisou fundo e seguiu em direção a uma merecida vitória.
Os pilotos brasileiros, mais uma vez sofreram na pista. Sem equipamento com condições de enfrentamento com as equipes mais desenvolvidas, Lucas Di Grassi, mesmo com problemas, terminou a corrida levando sua ABT Cupra à décima-terceira posição. Já Sérgio Sette Câmara, finalizou em décimo-sexto lugar, mas recebeu uma punição da direção de prova e foi desclassificado da corrida.
Ao final das 34 voltas, as 32 do plano inicial e duas adicionadas devido às bandeiras amarelas, o resultado final ficou com Sam Bird, Neom McLaren em primeiro; Mitch Evans, Jaguar, em segundo; e Oliver Rowland, que conseguiu um ótimo desempenho com a Nissan, em terceiro.
O trio que subiu ao pódio foi seguido por Pascal Werhlein, Jake Dennis, António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Maximilian Gunther, Sebastién Buemi, Sacha Fenestraz, Edoardo Mortara, Lucas Di Grassi, Nyck de Vries, Jehan Daruvala, Dan Ticktum, Norman Nato e Robin Frnijs, entre a 4ª e 18ª posição. Jake Hughes, Nico Muller e Nick Cassidy não terminaram a prova e Sérgio Sette Câmara foi desclassificado.