Saiba como manter atividades físicas durante período de confinamento
Exercícios físicos podem aumentar a imunidade no decorrer do isolamento social Esporte | Por Saullo Hipolito 22/03/2020 17h15Diante da pandemia do novo coronavírus, diversos estabelecimentos já foram fechados seguindo decretos de Estados e Municípios por todo o país, providência que visa evitar aglomerações de pessoas. Entre esses locais estão as academias e centros de atividades físicas e esportivas. Desde a segunda-feira (16), vários já não abriram e muita gente tem se perguntado como manter a rotina de atividades físicas, mesmo em casa.
Alguns profissionais de educação física, bem como personal trainers e professores de artes marciais estão se solidarizando e publicando em suas redes sociais exercícios para quem está no isolamento e quer manter a rotina de exercícios em dia. De acordo com eles, as atividades físicas, especialmente em ambientes abertos, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
F5 News conversou com o professor de Kickboxing em Aracaju Rodrigo Abreu, que adotou a medida e tem ajudado muitos dos seus alunos. Ele ressaltou que publicou o conteúdo com o objetivo de manter as pessoas saudáveis e ativas mesmo em casa, mantendo a boa forma e o condicionamento.“Os exercícios são importantes tanto para saúde física, como também para a saúde mental. Eles são feitos apenas com o peso do próprio corpo, em forma de circuito, com treinamento curto e com alta intensidade. Obedecendo os limites do corpo e percebendo as indicações do corpo”, ressaltou Rodrigo Abreu.
Como sair às ruas não foi proibido no Brasil, como já aconteceu em países como Itália e Espanha, especialistas aconselham que as pessoas façam atividades físicas ao ar livre, sozinhas, e mantendo pelo menos dois metros de distância das outras pessoas, como as corridas.
“Academia de forma alguma, o que dá para se fazer são os exercícios em casa, bem como não há nada que impeça você de fazer uma corrida de rua individual. A pessoa não vai encostar em superfície nenhuma, não vai falar com ninguém, fora que é excelente para a imunidade, então, quem está com receio de correr na rua, não tenha, faça. Só evite corridas em grupo”, alertou o médico infectologista, Thiago Mendes em live do Decós Day Hospital.
Cuidados básicos para a prática esportiva durante a pandemia:
Prefira exercícios ao ar livre;
Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;
Não compartilhe objetos de uso pessoal com outros corredores, a exemplo de garrafas de água e toalhas de rosto;
Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo;
Ao tossir ou espirar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar as mãos.