Relembre a campanha vitoriosa do Maruinense, campeão da Série A2
Fantasminha volta à primeira divisão do futebol sergipano depois de 15 anos Esporte | Por Emerson Esteves* 30/12/2020 16h00 - Atualizado em 31/12/2020 12h02Depois de 15 anos, o Maruinense confirmou seu retorno à elite do futebol sergipano. O time havia batido na trave em 2019, quando perdeu a decisão do Campeonato Sergipano da Série A2 para o América de Pedrinhas, mas deu a volta por cima em 2020 e derrotou o Atlético Gloriense por 2 a 1,tornando-se campeão da segunda divisão do estadual.
O acesso do clube centenário, fundado em 1917, já havia sido garantido após a classificação para a disputa final contra o Touro do Agreste. O time retorna para a primeira divisão do futebol sergipano e logo em sua reestreia na elite enfrenta o Sergipe, em data e horário a definir. De acordo com a Federação Sergipana de Futebol (FSF), a previsão é que o jogo ocorra em 20 ou 21 de fevereiro.
Este foi o segundo título da história do Fantasminha na Série A-2. O outro triunfo havia sido conquistado em 2003, quando o clube venceu o Propriá por 2 x 1 nos pênaltis, após 0 x 0 no tempo regulamentar em partida no Batistão.
Relembre a campanha vitoriosa na Série A-2
O clube da cidade de Maruim estava no grupo 3 da primeira fase, ao lado do Desportiva Barra, Socorro, Socorrense e Aracaju. O clube somou 7 vitórias e apenas uma derrota (em seu jogo de estreia), marcou 21 gols e foi vazado apenas 4 vezes. Com isso confirmou a liderança e classificação para as quartas de final.
O adversário na fase seguinte foi o Boquinhense e o Fantasminha não tomou conhecimento. Nas duas partidas, duas vitórias, por 2 a 1 e 1 a 0, e o time carimbou de forma segura sua vaga nas semifinais. A essa altura o Maruinense somava 9 vitórias consecutivas na competição e era tido como um dos favoritos a garantir o retorno à elite.
O Olímpico, que havia sido rebaixado da primeira divisão em 2019, foi o duelo mais duro que a equipe comandada por Carlos Alberto Dias enfrentou na caminhada do título. Em 180 minutos, o time de Itabaianinha venceu o primeiro jogo por 1 x 0, porém o Maruinense conseguiu reverter o placar e aplicou 2 x 0 no jogo da volta.
Vaga na final garantida e de quebra a classificação para disputa da Série A-1 em 2021 assegurada.
Na grande final diante do Atlético Gloriense, realizada na Arena Batistão, os gols só saíram na segunda etapa. O primeiro gol da partida foi anotado por Matheus, aos 29 minutos. Aos 40 do segundo tempo, quem ampliou para o time de Maruim foi Reinaldo, de cabeça. Na sequência, o Atlético Gloriense ainda conseguiu descontar de pênalti com Muribeca, mas a reação parou por aí: 2 a 1 para o Maruinense, que levou seu segundo título da Série A-2.
O Maruinense ainda encerrou a competição liderando a estatística de time com mais vitórias (11) e o segundo que mais marcou gols (28). Luís Fernando foi o artilheiro do clube na competição, com 7 gols marcados.
*Sob orientação da jornalista Monica Pinto.