Projeto Verão: beach wrestling bate recorde de participantes na competição
Foram 150 atletas duelando em oito categorias diferentes Esporte | Por Agência Aracaju 03/03/2024 16h13 - Atualizado em 04/03/2024 07h25Neste domingo (3), segundo e último dia de atividades esportivas do Projeto Verão 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, o beach wrestling reuniu centenas de pessoas na Praia da Cinelândia para participar da competição da modalidade.
Foram 150 atletas duelando em oito categorias diferentes, sendo quatro do feminino e quatro do masculino, a partir dos 15 anos de idade. Antes das disputas, os competidores realizaram pesagens, que definiram a ordem e organização das lutas.
Para o secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, o beach wrestling, novamente, mostrou sua força, enquanto representante das modalidades de luta no evento.
“A gente percebe a diversidade dos nossos esportes quando temos uma modalidade tão expressiva entre as lutas, que é muito mais comum de assistirmos em arenas fechadas, no cenário da areia. Aqui, temos o beach wrestling, desenvolvido a céu aberto, nessa praia linda, atraindo tantos atletas e espectadores apaixonados pela modalidade para estarem no nosso evento. Deu gosto de ver o espaço reservado ao esporte lotado de competidores”, destacou orgulhoso o gestor.
Já o presidente da Federação Sergipana de Luta Olímpica, Luciano Vieira, definiu o Projeto Verão como um promotor da modalidade em Aracaju e, consequentemente, em Sergipe. “O beach wrestling é uma modalidade que vem fazendo a diferença no evento e vice-versa. Desde o primeiro Projeto Verão, a gente participa e movimenta não só o nosso esporte, como também outras categorias de luta”, disse o professor da modalidade.
Yasmin Silva, de 17 anos, luta há mais de um ano pela modalidade do jiu-jitsu, mas conta que, no Projeto Verão, essa foi sua primeira experiência com o beach wrestling. "Essa é a minha primeira vez competindo pelo beach wrestling e eu estou bastante feliz. Participei da categoria até 60 Kg e, pra mim, foi um desafio muito bom”, destacou a estudante.