Prefeitura entrega da premiação dos Jogos Escolares Municipais
A cerimônia reuniu 760 alunos da rede pública de ensino de Aracaju Esporte | Por Agência Aracaju 07/10/2023 14h51O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, neste sábado, 7, a entrega da premiação dos Jogos Escolares Municipais. Ocorrida no Estação Cidadania-Esporte Jornalista Carlos Magno, no bairro Bugio, a cerimônia reuniu 760 alunos da rede pública de ensino de Aracaju que alcançaram as primeiras colocações dos pódios nas 14 modalidades esportivas da competição. Ao todo, três mil estudantes de 36 escolas municipais se inscreveram na segunda edição dos jogos. Além dos estudantes, as equipes de educação física e professores das unidades de ensino da capital também participaram da programação de encerramento.
"Este é um momento de grande felicidade, pois encerramos os nossos Jogos Escolares Municipais comemorando o sucesso desta edição. Esse é um projeto muito importante da rede pública de ensino de Aracaju, que foi iniciado em 2017 com o intuito de estimular a prática esportiva entre os estudantes das nossas escolas, mas que, infelizmente, precisou ser interrompido por causa da pandemia. Este ano, colocamos como prioridade a sua retomada e hoje estamos encerrando, oficialmente, com a entrega da premiação a essas crianças e jovens que tanto se empenharam pelas primeiras colocações. Tenho certeza de que no ano que vem, faremos uma edição ainda maior, com o dobro de alunos participantes", destacou Edvaldo.
Ao fazer a entrega das medalhas e troféus para os vencedores, o prefeito ressaltou também que os jogos escolares "são um estímulo para o desenvolvimento das habilidades esportivas dos alunos". "O que nós realmente queremos é possibilitar às nossas crianças e adolescentes novas oportunidades através do esporte. queremo que eles encontrem o apoio necessário, para, quem sabe, em um futuro próximo, ingressarem em clubes e seleções, representando a nossa capital, nosso estado e o Brasil em grandes competições, como as olimpíadas. Além disso, estamos buscando a formação de cidadãos melhores", reiterou o gestor.
Da mesma forma, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, também comemorou os bons resultados da segunda edição dos jogos escolares. "Foi uma edição que veio mostrar a importância do esporte para a formação dos alunos. Tivemos uma ampla adesão das escolas, nossos estudantes gostaram muito e, devido o sucesso, vamos aprimorar ainda mais os jogos para o ano que vem. A gente sabe a importância que eventos desta natureza têm, pois gera um espírito de coesão, de unidade de rede. Somos uma secretaria única, com professores que se dedicam a uma única causa: que os alunos tenham uma infância sadia, uma adolescência sadia, e que eles possam viver a cidade que vivem de forma plena", afirmou.
O secretário agradeceu ainda o apoio de diversos órgãos municipais e estaduais ao evento. "Tenho muita alegria de falar que a educação de Aracaju não se faz só por meio da Semed. Temos parceria, com praticamente todas as secretarias do município e aqui não poderia ser diferente. Então, agradeço às secretarias da Juventude e do Esporte, da Saúde, da Guarda Municipal da SMTT, da Fundat e, também, dos parceiros externos, como a Universidade Federal de Sergipe", completou.
Premiação
Além das medalhas para todos os competidores que se destacaram na competição, também foram premiadas as escolas que ocuparam as primeiras colocações no quadro geral de medalhas. Ficou com o terceiro lugar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otília de Araújo Macedo, com 235 medalhas. Já a segunda colocação ficou com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Ministro Geraldo Barreto Sobral, com 290 medalhas. O lugar mais alto do pódio - primeiro lugar - foi conquistado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, com 720 medalhas.
Diretor da EMEF Anísio Teixeira, Marcos Barbosa explicou como se deu a preparação da escola para os jogos. "Precisamos incentivar os alunos a estudarem, a melhorarem os índices, mas aliado a isso, precisamos, também, promover atividades lúdicas-esportivas. Então, realizamos um projeto pedagógico que fizesse os alunos se empenharem mais nos estudos, atingindo a média necessária para participação nos jogos. Cobramos que para participar dos esportes tem que ter média. Isso fez com que o trabalho da equipe da Anísio Teixeira, desde 2022, fosse coroado com êxito com a primeira colocação geral nos jogos", destacou.
Para o estudante Zen Matheus de Souza, da EMEF Anísio Teixeira, que foi medalhista de ouro nas modalidades xadrez e basquete, os jogos escolares "marcaram sua vida". "A escola tem nos incentivado bastante a participar dos jogos e a se expressar do jeito que a gente quer. Então, foi muito legal participar desta edição e poder sair vitorioso em duas modalidades que eu já praticava antes", disse.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares Municipais foram instituídos com a finalidade incentivar a prática esportiva entre os alunos matriculados na rede municipal de Aracaju, estimulando o desenvolvimento individual. Além disso, tem o objetivo de contribuir para a melhora do comportamento e da concentração dos estudantes. Nesta segunda edição, a competição contou com 14 modalidades esportivas, sendo elas: badminton, dominó, xadrez, dama, atletismo (100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso), futsal, queimado, mini-handebol, cabo de guerra, basquete, voleibol e fifa.
Além do Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno, as partidas foram realizadas nas Escolas Estaduais Jornalista Paulo Costa, Secretário Francisco Rosa Santos e Maria Márcia Oliveira de Moraes, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, todas localizadas no bairro Bugio.