Paratletas sergipanos conquistam 20 medalhas no Meeting Paralímpico em SP
Os paratletas da rede estadual de ensino participaram das provas de atletismo Esporte | Por Agência Sergipe 07/11/2023 08h11Uma delegação composta por alunos atletas da rede pública estadual de ensino esteve em São Paulo, no período de 3 a 5 de novembro, com o objetivo de participar do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, etapa São Paulo, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Os paratletas participaram das provas de atletismo, orientados pelo professor Antônio Júnior.
Esta é a décima etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023, a última da temporada. Realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o evento reuniu provas de atletismo, natação e halterofilismo até o domingo, 5.
A competição contou com mais de mil participantes de 17 estados (AC, AM, AP, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e do Distrito Federal. São 597 inscritos nas disputas de atletismo, 93 competidores de halterofilismo e 350 nadadores.
A delegação de Sergipe foi composta pelos estudantes Kelianny dos Santos, da Escola Estadual Senador Leite Neto; Luiky Cassiano Santos Bomfim; Luciele Carolaine Brito Santos, do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria; e Tarcísio Alves Nunes Barboza, do Colégio Estadual Glorita Portugal.
A paratleta Luciele Carolaine Brito Santos conseguiu bater o recorde brasileiro da classe F20 no arremesso de peso com 11.88 metros. A paratleta é aluna do ‘Projeto de paratletismo: deficiente físico, visual e intelectual’ desde 2018, quando tinha 13 anos, e foi descoberta para as habilidades esportivas pela professora Adriana, da Sala de Recursos do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria.
A paratleta vem acumulando vitórias e conquistas ao longo da sua carreira no paratletismo, no qual já em 2019 participou do mundial de jovens, na Suíça, quando ficou em segundo lugar. Em 2022, foi campeã no Arremesso de Peso e Lançamento de disco na Gymnasiade, na França, e é a atual recordista brasileira adulta do arremesso de Peso e do Disco entre todas as paratletas com deficiência intelectual do país. A aluna é recordista absoluta nos Jogos da Primavera e já venceu competições em diversos estados.
A aluna Kelianny dos Santos se desponta na modalidade Salto em Distância com a marca de 4.03, colocando-a num seleto grupo de atletas T11 (cega) acima dos quatro metros.
O paratleta Luiky Cassiano Santos Bomfim nas três provas que disputou ficou em 1° no ranking brasileiro da classe T38 nos 800 metros, 1.500 metros e 5 mil metros, sendo suas marcas, respectivamente, 02:09.58 com direito a recorde brasileiro, 04:35.34 e 18:29.35.
Já o aluno Tarcísio Alves Nunes Barboza participou de três provas fazendo 16.09 nos 100 metros; 30.96 nos 200 metros e 56.62 nos 400 metros.
Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por nove cidades: Manaus (AM), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
“Essa foi a última competição do ano com atletas adultos, restando apenas as Paralimpíadas Escolares Nacional em São Paulo, a ser realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro. Foi sem dúvidas o nosso melhor resultado, levando apenas quatro atletas da nossa equipe que já consta com 44 alunos paratletas, conquistando nesses meetings de São Paulo um total de 20 medalhas, sendo 18 ouros, uma prata e um bronze. Sendo sete ouros no dia 3 de novembro, seis ouros e um bronze no dia 4 e cinco ouros e uma prata no dia 5.
No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).