Governo deve entregar reforma do Barretão, em Lagarto, no próximo mês
Com obras bem adiantadas, estádio vai ser palco para times da cidade e da região Esporte | Por Saullo Hipolito* 29/05/2020 11h00O Governo de Sergipe dá indícios de que o Estádio Paulo Barreto de Menezes, o Barretão, na cidade de Lagarto, pode ser entregue em menos de um mês. A previsão otimista se dá após conversas com os dirigentes da construtora responsável pela obra, os quais confirmam que os trabalhos no local estão bem adiantados.
Tendo como último evento uma partida do hexagonal do Campeonato Sergipano de 2018, da qual saiu vencedor o time da casa, o Lagarto, por 2x1 contra o Olímpico, o palco do futebol é um sonho para os esportistas. Mesmo caindo para a segunda divisão do campeonato estadual, a expectativa é de que Lagarto e Lagartense - times do município - façam uso do local com mais frequência, o que não impede que outros jogos ocorram na praça de esportes da região Centro-Sul.
Orçado em R$ 3,5 milhões, provenientes de recursos federais, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, as obras foram iniciadas em 6 de julho de 2018 e, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), uma das preocupações dos responsáveis era o gramado. No entanto, a grama já está em fase final de implantação, vai receber os cuidados especiais após o plantio, e a expectativa é de que dentro de 20 dias esteja pronta. A partir daí é só manutenção até a data de reinauguração.
Estrutura
Além da implantação de um novo e moderno gramado, as reformas do Barretão incluem sistemas de drenagem e irrigação, cabeamento estruturado em todas as cabines, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão estrutural das arquibancadas, coberturas e esquadrias, instalação de um novo sistema de refletores, implantação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de incêndios, implantação de acessibilidade em toda a área, recuperação e pintura dos alambrados, além de pintura dos muros, muretas e portões.
Foram construídos ainda postos policial e médico, escadas de acesso às arquibancadas, além de novos banheiros masculinos e femininos e banheiros exclusivos para pessoas com deficiência. Faltam ainda alguns itens de acabamento, como a climatização das cabines de rádio e televisão, instalação de louças e metais sanitários nos banheiros e vestiários.
Confira a cobertura que o Instagram Passe Açucarado fez do Estádio:
* Com informações da Seduc.