FSF aguarda definições para retomada do calendário futebolístico
Entidade sergipana se preocupa com moldes dos campeonatos após volta Esporte 27/04/2020 13h30 - Atualizado em 27/04/2020 15h49O clima no mundo do futebol é de incerteza diante da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). O futuro do calendário sergipano e brasileiro segue incerto e existem diversas conversas, negociações e especulações para que a bola volte a rolar nos próximos meses. O presidente da FSF, Milton Dantas, segue participando de reuniões e mantendo contatos semanalmente com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A expectativa da entidade é que o Campeonato Sergipano volte na segunda quinzena do mês de junho. Inicialmente a solução encontrada até o momento é dar prosseguimento às competições, mas com partidas com os portões fechados. Mantendo as medidas preventivas para garantir a saúde dos atletas e dos demais envolvidos em um jogo. Essa deve ser uma tendência.
Os dirigentes da FSF estão preocupados com a situação dos clubes sergipanos que ainda terão atividades neste ano. Na última sexta-feira (24), Milton Dantas teve uma reunião pelo telefone com o vice-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, onde foi informado que até a próxima semana a entidade divulgue um calendário para um possível retorno do futebol brasileiro. Durante a próxima semana, o presidente da FSF, terá uma conversa com o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Entre os assuntos o apoio aos clubes sergipanos e uma linha de crédito especial para as agremiações.
Outra preocupação da FSF é com a possível mudança das fórmulas dos campeonatos nacionais. Inicialmente a Série D, deverá ter um novo modelo de competição. A expectativa que seja nos mesmos moldes do ano passado. A primeira fase com seis jogos e as demais fases no sistema de mata-mata. Outra situação que os campeonatos devem seguir até os meses de dezembro ou janeiro de 2021.
Sobre a Copa do Nordeste, a FSF já comunicou aos representantes da Liga do Nordeste que defende que os jogos aconteçam nas cidades dos clubes mandantes. E que a competição siga a fórmula tradicional, sem alterações no sistema de disputa.
No dia quatro de maio, a Federação retornará aos trabalhos na sede da entidade. O expediente será interno e sem atendimento ao público. O quadro de funcionários será reduzido por departamento e funcionará em forma de rodízio das 12h até às 17h, seguindo todos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Federação Sergipana de Futebol também informa que todas as demais competições que ainda não começaram estão suspensas, sem previsão de nova data de início. Essa medida engloba os campeonatos masculinos, femininos e de base.
Fonte: Federação Sergipana de Futebol (FSF)