Corrida Cidade de Aracaju supera expectativas e confirma favoritismo | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde e bem estar
Corrida Cidade de Aracaju supera expectativas e confirma favoritismo
A 39º edição ocorreu nesse sábado, com mais de 1.200 pessoas na logística
Esporte | Por Agência Aracaju 25/03/2024 15h11


A 39ª Corrida Cidade de Aracaju entrou para a história como a maior e mais organizada corrida de rua do Norte/Nordeste, com a participação de nove mil atletas, que nos seus devidos percursos, se esforçaram para superar os desafios e cruzar a linha de chegada. Promovida pela Prefeitura de Aracaju, a corrida contou com diversos serviços de apoio logístico para os atletas, com mais de 1.200 pessoas envolvidas diretamente, e que auxiliaram no brilhantismo do evento esportivo.

No trajeto que liga São Cristóvão a Aracaju, de 24 km, correram atletas profissionais e amadores, sergipanos e de diversos locais do Brasil, todos juntos com o objetivo de celebrar os 169 anos da capital e superar os próprios limites.

O prefeito Edvaldo Nogueira, que também participou, correndo o trajeto dos 5 km, lembrou que essa é foi a última edição da corrida de sua gestão, e reforça o sucesso do evento em todos os aspectos. “Essa corrida só foi possível graças ao trabalho de todo mundo. Tivemos mais de 1.200 pessoas fazendo a competição dar certo. Este ano acertamos também ao trazer a linha de chegada para a praça Fausto Cardoso, um espaço muito mais amplo e cômodo para os atletas. Agradeço a todos e a todas que ajudaram e colaboraram com esse evento maravilhoso. Foram nove mil atletas, a maior prova já realizada. Essa é a última que participo como prefeito, minha despedida como gestor dessa linda cidade que tanto amo. Fico muito feliz de poder ter contribuído com o crescimento desse movimento maravilhoso que realizamos ano a ano na nossa cidade e que só tem crescido”, afirmou.

Um evento esportivo dessa magnitude não poderia faltar apoio para o atendimento à saúde dos atletas. No Posto Médico montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram atendidas 58 pessoas, sendo 37 homens e 21 mulheres. Foram realizados 55 atendimentos clínicos, por motivos como exaustão física (cãibra, tontura, náusea, vômito, vertigem, síncope). Além disso, foram realizados três atendimentos por trauma, dois por queda da própria altura e um por entorse. Não foi registrada nenhuma situação de transferência.

Toda a estrutura montada contou com leitos de estabilização, poltronas para medicação rápida, diversas ambulâncias e motolâncias, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

Limpeza
Nesta edição da Corrida Cidade de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuou com 10equipes de limpeza, somando 110 agentes. Foram recolhidos, no total, 4,5 toneladas de lixos e resíduos sólidos ao longo da corrida até a sua conclusão.

Para garantir o descarte apropriado de resíduos, a empresa municipal disponibilizou 80 contêineres instalados em formato de ilhas, no perímetro da Praça Fausto Cardoso. Também foi disponibilizada, no local de chegada da Corrida, uma caixa estacionária de 5 metros cúbicos, além de um caminhão compactador para o despejo de resíduos, e 4 carros-pipas.

Sucesso da corrida
Esta 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju foi um marco para a capital, e os atletas que participaram celebraram o sucesso do evento esportivo, que movimentou todo o percurso que vai de São Cristóvão até Aracaju. A corrida integrou as comemorações alusivas ao 169º aniversário de Aracaju, que recebeu corredores de diferentes partes do país, desta vez com a participação recorde de nove mil atletas inscritos. O secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, falou sobre a organização da corrida, que começou a ser planejada desde o ano passado e que entregou um valor recorde em premiação para os atletas.

“Um ano histórico, pois entramos para a história com a maior corrida do Norte/Nordeste de todos os tempos e a mais querida do Brasil. O planejamento da Corrida Cidade de Aracaju vinha acontecendo desde o ano passado e viver esse momento foi uma grande emoção e alegria, a adrenalina a mil. Aracaju está brilhando com essa corrida. Para recompensar os primeiros colocados, este ano aumentamos a premiação. Foram distribuídos R$ 200 mil em várias categorias, uma competição democrática para que todos possam não só participar, mas também ter a sua premiação”, frisou o secretário.

Entre os participantes, profissionais e amadores, há os que buscaram um lugar no pódio, e os que celebraram a conquista pessoal ao cruzar a linha de chegada. Lucas Barboza, conhecido como “Japa”, foi o campeão geral da categoria 24 km masculino. Natural de Belo Jardim (PE), ele não conteve sua emoção. “A satisfação é imensa de competir com o melhor do Brasil. Obrigado Aracaju, obrigado por essa bela organização, hidratação em dois e dois quilômetros, estão todos de parabéns. Agradeço ao público e ao meu treinador também, além da minha cidade natal”, disse.

Novidade nesta corrida foi a participação de uma queniana. Viola Jelagat, natural da cidade de Keiyo, Quênia, tem 24 anos e foi a campeã feminina na categoria 24 km feminino. "O percurso foi difícil, as subidas e descidas foram complicadas, mas vencer foi muito bom. Quero voltar ano que vem", afirmou.

A participante Ilda Valéria Dos Santos, de 41 anos, correu 10 km e ficou emocionada ao cruzar a linha de chegada. "O maior prazer é saber que você conseguiu concluir, porque a corrida, além da atividade física em si, salva vidas. E foi a corrida que me salvou da covid-19 há dois anos, e eu agradeço a Deus todos os dias a oportunidade de continuar correndo, não importa o tempo, a distância, o importante é conseguir estar aqui viva, porque muitas pessoas queriam estar aqui hoje e não podem. É a minha segunda vez fazendo 10 km", declarou.

Mais Notícias de Esporte
Gilvan de Souza/Clube de Regatas do Flamengo
25/11/2024  17h13 Rio e Flamengo assinam compromissos para construção de estádio
X/Sport Recife
25/11/2024  08h39 Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito
Zabu Studio
24/11/2024  18h27 Sergipano conquista pódio no Ironman 70.3
Assessoria de comunicação
24/11/2024  15h52 Santiago Ascenço e Ariane Monticeli vencem o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Aracaju
Mark Sutton/F1
24/11/2024  15h44 Max Verstappen chega em 5º e conquista tetracampeonato de Fórmula 1

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado