Campo do Brito sedia pela 1ª vez o Campeonato Nacional MTB Marathon
Competição de mountain bike recebeu 1000 atletas de todo País neste fim de semana Esporte 05/05/2024 17h44Foi disputado neste final de semana o MTB Marathon, campeonato nacional de mountain bike onde são definidos, em etapa única, os melhores nomes do País para cada ano. O evento aconteceu na Cidade de Campo do Brito, agreste sergipano, conhecida também como a capital da modalidade no estado.
O MTB Marathon é uma competição de mountain bike na modalidade XCM, também conhecido como Cross-Country Maratona, que combina elementos do cross-country e da maratona. Nela, o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra.
O evento reuniu atletas de todo o Brasil e alcançou a marca de 1000 inscritos. A competição serve como um ponto de encontro para a comunidade de mountain bike, permitindo que atletas de diferentes estados troquem experiências e criem laços.
Para os competidores, o evento também é uma oportunidade valiosa de medir habilidades contra os melhores do país, identificando pontos fortes e áreas para melhoria. Atletas podem ganhar experiência em competições de alto nível, o que é crucial para o desenvolvimento técnico e tático.
‘’Em 34 anos, é a segunda vez que o MTB acontece no Nordeste e é a primeira vez que todas as categorias são totalmente preenchidas, com destaque para o público feminino. O percurso foi bem elaborado e tenho certeza de que os atletas aproveitaram muito essa experiência’’, afirmou Johan Rodrigues, presidente da federação de ciclismo no estado.
Além de promover o mountain bike como um esporte no Brasil, aumentando sua visibilidade e popularidade, realizar o campeonato em diferentes regiões do país pode impulsionar o turismo local. Visitantes e competidores gastam em hospedagem, alimentação, transporte e lazer, beneficiando a economia local. Em Campo do Brito, todas as vagas em pousadas e hotéis, até mesmo em casas de aluguel por temporada foram preenchidas rapidamente, de acordo com os organizadores do evento.
"Com um mês de antecedência do MTB já estávamos com todas as vagas reservadas e com dificuldade de alocar os atletas. Fizemos uma força-tarefa para acomodar os participantes em chácaras e casas na região. Mas deu tudo certo. Estamos preparados para esta e para as próximas edições’’, afirma Ronaldo Borges, um dos organizadores do evento.
Com informações da assessoria de comunicação.