Brasil conquista ouro por conjunto e no individual geral na ginástica rítmica
Bárbara Domingos conquistou o ouro inédito para o Brasil no individual geral Esporte | Por F5 News 03/11/2023 17h00A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica conquistou o ouro no Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, nessa quinta-feira (2). O conjunto brasileiro é formado por Nicole Pircio, Bárbara Galvão, Geovanna Oliveira, Victoria Borges, e Gabriella Coradine.
Com a conquista, a técnica do conjunto brasileiro, Camila Ferezin, comemorou o resultado e destacou a força da equipe.
"Não é à toa que estamos no top 5 do Mundo. Temos um time de atletas na quadra e um time de profissionais trabalhando fora. As adversidades que todas enfrentam, a luta que travam para ser titulares, faz toda a diferença no nosso trabalho. Quando uma das ginastas se lesiona ou adoece, temos a substituta. E conseguimos performar. Conquistamos a vaga olímpica com o Grupo 1, no Mundial. No Sul-Americano, fomos com o Grupo 2, e conseguimos as notas mais altas do ciclo. E aqui no Pan viemos com uma mescla e fomos campeãs. Isso mostra a excelência do nosso trabalho e mostra que estamos no topo”, declarou a treinadora da Seleção, Camila Ferezin, ao site da Confederação Brasileira de Ginástica.
Além do conjunto, o Brasil voltou a subir no local mais alto do pódio com o ouro inédito no individual geral de Bárbara Domingos. A também brasileira Maria Eduarda Alexandre faturou o bronze.
“Estou muito feliz por poder sair com essa medalha de ouro daqui. A gente sonhava com essa medalha, mas sabemos que nem sempre é possível. Quando isso se torna realidade, a sensação é muito boa. Poder subir ao topo do pódio é muito gratificante não só para mim, mas para a Ginástica do Brasil como um todo. Estamos mudando o esporte no País com esses resultados. A gente tem evoluído muito. E poder dividir o pódio com a Maria, essa nova integrante da Seleção, é muito bom. Querendo ou não, impulsionamos uma à outra”, disse Barbara ao site da CBG.