Vigilância Sanitária Estadual orienta sobre cuidados no manuseio de alimentos
Prevenção acontece por meio de vistorias e orientações para a melhor comercialização Entretenimento 07/06/2024 07h44O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado mundialmente neste dia 7 de junho. Para chamar a atenção da população sobre a questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. E, para garantir uma festa segura para a população que curte os dias de forró no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, tem atuado todos os dias na festa com o objetivo de fiscalizar o manuseio dos alimentos comercializados.
A atuação é feita de maneira preventiva por meio de vistorias e orientações para o melhor manuseio das comidas que circulam na festa. São fornecidas dicas para a preservação e validade das comidas, importância do uso de equipamento de proteção individual como toucas, luvas, sem brincos, anéis, correntes, pulseiras e checklist nos restaurantes para analisar se as boas práticas e as normas estão sendo seguidas pela legislação.
De acordo com o gerente de alimentos, Diego Rossini, a fiscalização tem o intuito de orientar os comerciantes a fim de reduzir as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis. “Estamos fazendo toda a parte de orientação aos ambulantes, restaurantes e vendedores para que façam a manipulação dos alimentos de forma correta. Encontramos algumas irregularidades, mas nossa equipe já tomou as devidas providências e orientou os comerciantes sobre como proceder para garantir mais segurança ao público da festa ”, salientou o gerente.
Festa segura
Esse tipo de fiscalização traz mais segurança para os forrozeiros, como é o caso da técnica de enfermagem, Medam Lima, que esteve no Arraiá do Povo e disse estar feliz em saber da ação que a Vigilância exerce na festa. “É de grande importância saber que estão fazendo esse trabalho para ter mais segurança nos alimentos que estamos consumindo na festa”, contou Medam.
Já Gleiciara Batista dos Santos, é uma das comerciantes presentes na Vila do Forró. Ela destacou que a ação é válida para que possam fornecer o melhor funcionamento dos serviços. “As orientações servem para garantir que tudo esteja funcionando da maneira correta e organizado para recebermos os turistas e sergipanos”, disse.
Com informações da Secom.