Tema do Curta-SE 15 mergulha no “Eterno e Transitório”
Entretenimento 12/11/2015 17h05Em meio ao turbilhão de transformações que marcaram o século XIX, o poeta e teórico da arte francesa Charles Baudelaire entendia que a sociedade testemunhava uma modernidade, onde tudo fluía de forma acelerada. Para ele, o desafio dessa realidade transitória, inclusive da arte, estava em extrair dela a sua essência eterna e imutável.
As reflexões de Baudelaire foram inspirações para o conceito ”Eterno e Transitório”, mote da 15ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), que acontece de 16 a 21 deste mês. As mostras serão realizadas no Cinema Vitória e no Cinemark do Shopping Riomar.
A diretora Executiva do Festival, Rosângela Rocha, explica que o Curta-SE transita entre o eterno e o transitório, no sentido de que, em cada produção, o espectador pode assimilar a beleza estética da obra, ou seja, sua parte eterna e mais profunda.
“A ideia do tema surgiu a partir das narrativas de flâneur, que é aquele que passeia pela cidade, narra suas histórias urbanas e percebe os espaços públicos da arte. O Curta-SE é uma obra que reflete a cidade, sob seus diversos aspectos artísticos, vislumbrando algo ainda melhor”, observa Rosângela.
Além das leituras de Baudelard, que era um flâneur, a concepção do tema da edição 2015 do Curta-SE envolveu as reflexões de outros autores que se debruçaram sobre o assunto, a exemplo de Walter Benjamin e Dorde García.
“Garcia fala que outras artes como a pintura, a caricatura e o próprio cinema foram retratados nessa atividade de flâneur, a partir da observação do que é eterno e do que é transitório. Como oportunidade local, a gente traz esse conceito para o Curta-SE e convoca a todos para vivenciar essa experiência no cinema”, explica Rosângela.
Curta-SE 15
Através da Lei de incentivo à Cultura, o festival tem o apoio da Revista Preview, AVBR Produções, Pelicano, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Tagi.i, I9 propaganda, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Shopping Rio Mar, Festival de Avanca - PT e Fest'Afilm - FR, Superlux, TV Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura, e apoio cultural do Cinema Vitória, Banco do Nordeste do Brasil, Cinemark e HS Áudio e Vídeo. A realização é da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura /Governo Federal.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite