Sessão “O Pequeno Cientista“ abre final de semana do Fici em Aracaju
Entretenimento 16/10/2015 16h32Tudo que diz respeito a natureza e a ciência nos chama atenção já na infância e continua na vida adulta. Pensando nisso o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), propõe na sessão “O pequeno Cientista“, um espaço para o debate entre crianças e especialistas sobre o tema de um determinado filme exibido.
Neste ano, o segundo final de semana do Fici em Aracaju contará com a exibição do filme “Divertida Mente“, em duas sessões na sexta-feira (16), às 9h30 e 14h. A animação aborda a questão das emoções e como o cérebro recebe e metaboliza estes estímulos que nos acompanham para o resto da vida.
Para a psicóloga, Luana Vieira convidada do festival para esse debate, o filme é um divisor de águas para a compreensão das emoções vividas na infância e na transformação delas na vida adulta.
“Ter o Divertida Mente na programação do festival foi uma escolha muito feliz, não só porque o filme sugere um diálogo muito forte com a psicologia, mas também porque todo o seu enredo nos mostra conflitos que passamos na infância e que nos ajudam a entender biologicamente como as crianças enfrentam a vida, lidam com os valores que lhes são ensinados, além da compreensão de quem somos e de como nos mostramos para o mundo”, afirma Luana.
O filme
Filme de Pete Docter com Amy Poehler, Bill Hader, em 3D produzido pela Pixar Animation Studios e distribuido pela Walt Disney Pictures que conta a história de Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Uma confusão na sala de controle faz com que a alegria e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora é preciso percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que elas possam retornar à sala de controle.
O Festival tem patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Petrobras, Oi, BNDES, Outback e RioFilme, e com exclusividade na Rede Cinemark, em cinco cidades brasileiras. A realização é da Copacabana Filmes e Esmeralda Produções. Em Aracaju, a produção é da AVBR Produções e conta com o apoio local da Casa Curta-SE, Superlux, TV e FM Sergipe, KJM, Deso e Shopping Jardins.
Fonte: Casa Curta-SE
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite