SESC realiza mostra de cinema em comemoração ao Novembro Negro
Entretenimento 09/11/2012 17h22Por Adriana Meneses*
As unidades do SESC centro e Nossa Senhora do Socorro estarão exibindo até o próximo dia 27, 29 produções cinematográficas como parte da programação da 5ª Mostra de Filmes CineSesc Novembro Negro. Os filmes exibidos fazem parte da Programadora Brasil e vídeos locais que foram cedidos pelos realizadores e produtores exclusivamente para a mostra.
De acordo com o coordenador do evento, o técnico em cinema do SESC Wolnwy Nascimento (foto), a mostra tem como público alvo os amantes da 7ª arte, o e estudantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de realizadores e instituições locais que trabalham com audiovisual. Além disso, os expectadores participarão de exibições e debates mediados por cinéfilos,
Ainda de acordo com Wolney, a mostra que tem como tema a cultura, arte e relações éticas raciais e permitirá ao público conhecer e potencializar o pensar das possíveis convergências com a realidade dos afro-brasileiros e outros povos, resignificando a valorização de sua história, sua cultura e identidade de seus antepassados. “É importante que a sociedade conheça o que temos de melhor nas produções e possam se conscientizar com relação as temáticas debatidas”, disse.
Todas as exibições são abertas ao público gratuitamente e a programação completa está no www.sesc-se.com.br. Para realizar agendamentos de turmas para as sessões, você deverá entrar em contato com a Coordenação de Apoio Técnico | Cinema, pelo Tel.: 3216 2726.
Novembro Negro
Desde o ano de 2008, o Sesc em Sergipe é parceiro do Novembro Negro projeto criado pelo Coletivo de Artistas Afro-descendentes que sentem a tímida democratização da ação artística e a falta de janelas e espaços culturais, onde os artistas possam expor seus trabalhos e discutir as políticas afirmativas de valorização da diversidade e das relações étnicas raciais.
Esse ano o Coletivo faz uma homenagem (in memorian) ao cantor e compositor Irmão, artista de raiz originária no Quilombo Caixa D’água, que tão bem cantou pelas vielas da Maloca e para o mundo a integração dos povos africanos, afro-descentes, europeus, asiáticos e povo.
*com informações do SESC
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins