Sergipanos se apresentam em Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural
Entretenimento 24/05/2012 14h34
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), propicia aos artistas sergipanos grandes oportunidades de levar a cultura do estado a novos horizontes. Isso ocorre graças ao Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural que vêm fazendo a diferença no cenário artístico de Sergipe e que acontece através do Fundo Estadual de Cultura e Arte (FUNCART).
O Edital objetiva basicamente proporcionar aos artistas da terra oportunidades de participar de cursos, realizar apresentações e marcar presença em eventos culturais fora do estado, levando assim a arte sergipana para cada canto do Brasil e do mundo. Só no ano de 2011 foram oito contemplados, entre as categorias grupo e individual, que puderam difundir a arte local pelos estados de Pernambuco, Ceará, Paraná, São Paulo e até mesmo fora do Brasil, em países como França e Argentina.
“O apoio da Secult através deste edital foi imprescindível para garantir não só nossa participação no evento, mas também possibilitou através da Mostra Curta-Se Brèsil, esse intercâmbio diverso e promotor da lusofonia”, destaca Deyse Rocha, coordenadora da Casa Curta-SE, que participou do Festival Fest’afilm na França, em 2011.
Já em 2012, o projeto voltou com toda força e já trouxe novos contemplados que estão difundindo o fazer artístico sergipano. Um deles foi o grupo Caixa Cênica, que participou do VI Festival de Artes Cênicas de Fortaleza e se apresentou duas vezes na capital cearense. “A experiência de o grupo poder ir à Fortaleza para participar de um evento como o VI Festival de Artes Cênicas foi muito importante, fundamental para o nosso crescimento”, destaca Diane Veloso, atriz e integrante do grupo de teatro Caixa Cênica.
Ela ressalta ainda que através do evento é possível existir uma vasta troca de experiência através do compartilhamento de informações com outros artistas. “O projeto Intercâmbio Cultural é um abrir de portas para que os artistas sergipanos levem o nome de Sergipe para outros estados e outros países. São novas oportunidades que se abrem para nós, é uma troca de cultura, de informação, de experiências. E o mais bacana: podermos levar arte sergipana, que muitos ainda desconhecem, para outro estado”, completa.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, ver os artistas e produtores sergipanos contemplados por este edital é motivo de satisfação, e comprova que a Secult está trilhando o caminho correto das políticas de cultura do país. “Durante este dois anos que estamos na Secult, a política de editais sempre foi uma das nossas premissas. Por isso é tão gratificante vê-los ganhar esses prêmios e garantir reconhecimento para brilhar em outros palcos pelo mundo afora”, destaca.
Próximas edições
Aos artistas e produtores culturais interessados em concorrer ao edital, às inscrições estão abertas para viagens programadas para julho deste ano e as propostas podem ser enviadas até o dia 31 de maio. Mais informações no Divirta-se ou através do telefone (79) 3179-1916.
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano