Sergipanos e turistas se divertem no São João
Entretenimento 25/06/2012 12h29A véspera de São João foi de muito arrasta-pé pelos quatro cantos de Aracaju com as festas organizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, e nos concursos de quadrilhas do Centro de Criatividade e Gonzagão, a festa rolou solta e animou os forrozeiros até altas horas da manhã.
Para curtir a noite ao som do típico forró sergipano, o casal de namorados Maykom Nunes e Monalisa Oliveira escolheu o Arraiá do Povo. Lá, eles puderam curtir grandes nomes da música local como o Trio Xamego Nordestino, Marcos Guedes, Zé Rosendo e Marluce e Antônio Carlos du Aracaju. “Aqui é festa é muito tranquila e não deixa nada a desejar dos outros grandes eventos”, disse o jovem Maykom.
Além das atrações musicais, a noite no Arraiá foi marcada pela apresentação da quadrilha junina Sanfona Branca, da Banda de Pífanos de Rosário do Catete, da batucada Pisa Pólvora e de uma bela apresentação de Barco de Fogo.
A dona de casa baiana Deir Freire, também aproveitou a festa no Arraiá do Povo e saiu de lá encantada com a beleza do evento. “Este é o segundo ano que venho e cada vez me surpreendo mais. A festa aqui em Sergipe é belíssima”, enfatizou a turista.
O Arraiá do Povo é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que conta com o patrocínio do Banese, Banco do Nordeste e Petrobrás.
Concursos de Quadrilhas
A animação também rolou solta pelos concursos de quadrilhas promovidos pelo Governo do Estado. No Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade, por exemplo, a festa ficou por conta da acirrada competição entre as quadrilhas Assum Preto, Sanfona Branca, Mastruz com Leite e Xique Xique. Ao final da noite, o Trio Três Moleques fez os forrozeiros ariarem a fivela com muito forró pé-de-serra.
“Gosto muito de ver quadrilhas, pois acho que elas são uma das manifestações que mais traduzem o espírito dos festejos juninos. por isso escolhi passar a noite de São João aqui. Além de tudo, é pertinho da minha casa, o que facilita ainda mais o acesso”, contou a cuidadora de idosos Josefa Santos, que mora das imediações do Centro de Criatividade.
Quem também estava muito empolgada com a festa no Arraiá do Arranca Unha era a estudante Roseli Machado. Ela que saiu de salvador e veio passar o São João em Sergipe a convite da irmã, estava ansiosa pela entrada das quadrilhas. “É muito bom que assim passo a conhecer um pouco mais dessa tradição junina aqui de Sergipe”, argumentou.
No Complexo Cultural Gonzagão a festa não foi diferente. O local que carrega o nome do Rei do Baião foi tomado por uma enorme torcida, que apoiava as quadrilhas e davam um tom todo especial ao evento. Por lá passaram as quadrilhas Meu Xodó, Século XX, A volta dos Cabra Macho, Beija-flor do Sertão e Apaga Fogueira.
“Essa festa aqui no Gonzagão é maravilhosa, pois retrata a cultura do nordeste. Este ano, em especial, as quadrilhas estão belíssimas, justamente por homenagear Luiz Gonzaga”, observou o jovem Edson de Jesus, que torcia pela quadrilha Apaga Fogueira.
No domingo (24) tem muito mais animação nos Arraiás promovidos pelo Governo de Sergipe. Até o dia 1 de julho os forrozeiros podem curtir o autêntico forró sergipano no Arraiá do Povo. Já no Centro de Criatividade a festa continua até o dia 30, data da grande final do concurso. No Gonzagão, a festa será fechado no dia 29, também com a final do concurso de quadrilhas.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano