Sergipana presidirá Federação Nacional de Guias de Turismo
Entretenimento 25/10/2011 16h22Por Silvio Oliveira
No Dia da Sergipanidade (24 de outubro) uma boa notícia para os sergipanos. Irma Karla Barbosa é a nova presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), maior associação da categoria no país. Irma Karla substitui a baiana Cristina Baumgarten. A posse aconteceu na última segunda-feira (24), na sede da instituição no Rio de Janeiro, onde a presidente falou sobre sua luta em prol dos guias de turismo para o triênio 2011/ 2014.
Fazer com que a sede da Federação seja em Brasília, incluir o nome do guia no manifesto do embarque, um maior apoio aos sindicatos e fortalecimento da categoria. Estes são os pontos que constam da pauta de luta de Irma Karla.
"Um deles é tentar fazer com que a Federação tenha sede em Brasília, pois dessa forma estarei ao lado das autoridades, a fim de mostrar a Fenagtur sempre presente. Quero fazer com que o nome do guia saia no Manifesto de Embarque. Ou seja, que conste ali, obrigatoriamente, com a finalidade de evitar as várias excursões clandestinas que têm pelo Brasil. Há ainda a campanha nacional para dar mais apoio aos sindicatos, já que a Federação só existe por causa deles e o Sindicato só existe devido aos associados. Acredito que todos têm a ganhar com o fortalecimento da categoria", declara a presidente.
Irma Karla deixou o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe depois de cinco anos e 10 meses. Ela ingressou na carreira turística há 20 anos, quando fez o curso de recepcionista de turismo no Senac e, posteriormente, o curso de Guia de Turismo. Formada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, também é funcionária pública. Ela foi eleita na última assembleia da categoria realizada em Sergipe após o 31º Congresso Nacional de Guias.
“Piratas” do Turismo
De acordo com estimativas da Federação Nacional de Guias de Turismo, de 10 a 12 mil profissionais trabalham como guia de Turismo na atualidade, porém, de acordo com o cadastro do Ministério do Turismo, cerca de 18 mil profissionais são formados em Guia de Turismo no Brasil, ou seja, cerca de 6 mil podem ter o curso de formação, mas, por conseguinte, exercem a função sem cadastrado na Federação. A estimativa é da gestão da ultima presidente da Fenagtur Cristina Baumgarten.
O posicionamento da ex-presidente foi justamente os desafios de fazer com que os órgãos competentes aumentem a fiscalização de profissionais sem formação que trabalham como guia, os denominados “piratas” do turismo.
Cristina Baumgartem deixa esse legado não tão promissor para a nova gestão. Por conseqüência, Irma Karla diz que uma das maiores conquistas à frente da Fenagtur será a valorização da atividade de guia de Turismo, já que, segundo ela, é a única profissão regulamentada por lei do setor. "Meu pleito junto ao Ministério e a toda sociedade brasileira é valorizar a atividade de guia de Turismo. A profissão é de nível técnico, mas muitos desses profissionais já são formados em uma ou duas faculdades, o que ajuda, pois faz a pessoa ter um conhecimento maior", acredita.
Foto: Fernanda Xavier
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano
A influenciadora Virginia Fonseca revelou que come 10 ovos no café da manhã