Semana do Folclore de Laranjeiras segue até quarta-feira
Entretenimento 20/08/2012 10h49Por Míriam Donald
Aberta no domingo (19), a Semana de Folclore de Laranjeiras contou com a apresentação de grupos folclóricos nas ruas da cidade de tradição, arte e a diversidades das manifestações culturais. Presentes 35 grupos dos municípios de Itaporanga, Propriá, Lagarto, Rosário do Catete, São Cristóvão participarão da semana, sendo 17 somente de Laranjeiras.
Segundo o secretário Municipal de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, um espaço foi criado para dar suporte aos grupos participantes e para conferir o evento, caravanas de estudantes e turist
as vão ao município acompanhar as apresentações durante esta segunda (20) e terça-feira (21). “As apresentações acontecem nas ruas e becos da cidade e os grupos também visitam as repartições. Além dos grupos folclóricos, as escolas também fazem parte da programação e saem nas ruas com grupos formados lá”, diz.
Na quarta-feira (22), Dia Internacional do Folclore, o evento se encerrará com uma mesa redonda entre os Mestres da cultura popular do município seguida de um almoço. O debate será na sede as Secretaria Municipal de Cultura com os ganhadores do concurso ‘Mestre dos Mestres’, que aconteceu na edição passada do evento.
Mestres da Cultura Popular
Com o maior grupo Folclórico do estado e nesses dias de celebração, as ruas da cidade também contarão com a apresentação dos Mestres da Cultura Popular. As apresentações mostram histórias do Brasil dos séculos passados e santos do catolicismo,como Mouras e Cristãos do mestre Zé Rolinha da Chegança. Já Mestre Deca do Cacumbi é um grupo negro e profano, mas que tem como santos São Benedito e Nossa Senhora da
Conceição.Para representar a história da Península Ibérica, que em Sergipe tem conotação negra e São Gonçalo da Mussuca, o Mestre Sales. Eles contam a história do São Gonçalo do Amarante, que era marinheiro e quando desembarcava no litoral brasileiro, tinha a fama de tirar mulheres das casas de prostituição para cantar e brincar.
Além dos mestres citados, há também o mestre Ademar que é o mestre artesão que produz São Jorge em madeira.
Primeira foto: Adilson Andrade
Segunda e terceira foto: Divulgação
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano