Sanfona de Ouro premia artistas e instituições sergipanas
Entretenimento 12/07/2012 14h41Tocando com extrema maestria a conhecida ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, e deixando o Teatro Tobias Barreto inteiro de pé, aplaudindo, Erivaldo de Carira deu o pontapé inicial à premiação Sanfona de Ouro 2012, que anualmente homenageia agentes culturais e instituições que se destacaram durante os festejos juninos.
Apresentações musicais das bandas Balaio de Fulô, Forró da Pressão, e de artistas como Erivaldo de Carira e Zé Américo de Campo do Brito, animaram a noite da última quarta-feira, 11. As premiações levavam os presentes aos aplausos a cada vez que um novo artista ou banda era chamado ao palco.
Ao todo, 35 prêmios foram entregues a artistas e instituições sergipanas, como a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que recebeu a menção honrosa pela realização do Arraiá do Povo, evento muito aclamado pelos artistas presentes devido à valorização da produção musical da terra. O secretário adjunto, Marcelo Rangel, que na ocasião representou a secretária Eloísa Galdino, recebeu a premiação e afirmou que prêmios engrandecem o trabalho desenvolvido pela equipe da secretaria.
“O prêmio honroso que a Secult recebeu não é meu ou da secretária Eloísa. Esse prêmio é de todos os funcionários, de toda a equipe que trabalha conosco diariamente, e que faz eventos do porte do Arraiá do Povo acontecerem. E receber essa menção honrosa do Sanfona de Ouro, realizado por Jorge Lins, que é uma pessoa que entende deste meio, que vive a produção cultural, é muito recompensador”, destacou Rangel.
Com a apresentação de um casal de atores, que representavam dois caipiras, o Sanfona de Ouro 2012 foi parabenizado diversas vezes pelos contemplados devido ao reconhecimento às novas bandas do Estado, bem como aos artistas tradicionais, que desde o início do prêmio, há 11 anos, são lembrados pelos sergipanos que participam da votação.
Coelho dos Oito Baixos, renomado sanfoneiro sergipano, e que por anos animou a tradicional quadrilha junina Maracangaia, foi homenageado através de um vídeo produzido por Dida Araújo, que por sua vez também foi premiado. Correia recebeu um prêmio de homenagem póstuma, visto que faleceu em fevereiro deste ano.
As bandas Trem Baum e Zé Tramela, o forrozeiro Danielzinho e as quadrilhas Massacará, Pioneiros da Roça, foram outros premiados da noite. Porém, um dos premiados foi lembrado com muita admiração e foi ganhador do prêmio especial ‘Uma Sanfona que Fala’. Trata-se do forrozeiro Zé Américo de Campo do Brito, que é um dos artistas mais tradicionais de Sergipe.
“Receber esse prêmio é fundamental para todos nós que fazemos a cultura do estado e acho muito importante a valorização da área cultural. Ser lembrado tanto pela mídia, quanto por esse prêmio, é muito bom”, contou o senhor baixinho que encantou a todos com sua sanfona.
Homenagem ao Rei do Baião
Este ano, pela primeira vez, um artista não sergipano foi homenageado. Foi Luiz Gonzaga, que recebeu essa homenagem, visto que em 2012 comemora-se seu centenário. Ponto forte da noite, o lançamento do CD em homenagem ao Rei do Baião foi marcado por uma apresentação de Erivaldo de Carira, sergipano que recebeu a premiação especial de ‘Maior Intérprete de Luiz Gonzaga em Sergipe’.
“Pra mim é muito importante e muito gratificante, afinal este é um trabalho que eu venho fazendo há muitos anos. Eu conheci Luiz Gonzaga e tive a honra de tocar com ele em alguns momentos, e ele sempre me dizia para continuar, pois o tipo de forró que nós tocávamos, e que eu toco até hoje, jamais acabaria. Tenho três CDs lançados só com repertório dele, e pra mim é muito importante estar sendo lembrado dessa maneira por um prêmio tradicional como o Sanfona de Ouro”, argumentou, lisonjeado, Erivaldo.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano