Rudrarka será apresentado dia 04, no auditório da Sofise
Concerto reunirá poesias, mantras, misticismo e música clássica Entretenimento 30/04/2012 09h49Por Sílvio Oliveira
O contratenor pernambucano João Paulo Ferreira apresenta o espetáculo Rudrarka, no próximo dia 4, às 20, na Sofise, em Aracaju (SE). O concerto será uma fusão do lírico, clássico, místico, através de uma linguagem exótica, com poesias de Handel e mantras indianos. A entrada é gratuita.
João Paulo destaca que Rudrarka é um espetáculo dedicado ao espírito, ao coração e à mente, resultado de uma profunda pesquisa dos tempos de “menino cantor’, para os tempos de amadurecimento. “É uma admirável profusão do barroco com os diferentes ritmos e influências do New Age, dentro de uma visão intimista. Traremos uma linguagem exótica. Uma viagem poética dos tempos de Handel até os mantras indianos, criando uma atmosfera de cores vibrantes, dentro de uma musicalidade própria com bases místicas”, resume.
Os primeiros passos de João Paulo Ferreira foram nos tempos de criança, em pequenos eventos de escolas, partindo desde então para um forte interesse pela arte da música.
As primeiras evoluções foram no Grupo multiétnico e musical Gaiamálgama, na cidade natal Garanhuns (PE). Já com 17 anos partiu o interesse pela música ortodoxa grega, barroca e cânticos místicos de culturas diferentes. Em 2008, muda-se para Aracaju (SE), onde mergulha profundamente em canto lírico, estudando fervorosamente técnica vocal com alguns professores locais, como o barítono Ezequiel Oliveira.
João Paulo faz parte do coro sinfônico da ORSSE. Nessa mesma época, estudava paralelamente a voz e a vida dos antigos castrati, como Farinelli, Caffarelli e Senesino .
Em uma autoanálise, foi observando a fisiologia da sua voz como baixo barítono (sua voz base) e vendo as possibilidades de tornar-se um contratenor profissional. “Não foi fácil essa luta. Estudei arduamente enfrentando até mesmo os limites da voz. Sem dúvida, foi bom o resultado”.
João Paulo é o único contratenor no coro sinfônico da ORSSE ao lado das contraltos. Participou de grandes concertos, como na ópera Ainda, de Giuseppe Verdi, Carmina Burana, de Carl Orff , Messias, de Handel, entre outros.
No dia 1 de outubro de 2010, realizou na Sofise um grande recital com arias de Handel, Purcell e Hasse. Em janeiro de 2011, durante a 29ª. Oficina de Música, em Curitiba, participou da classe de canto da mestra Neyde Thomas.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano