Roupas pretas fazem sucesso e são tendência do período junino
Nos 30 dias de festas, roupas escuras têm feito bastante sucesso, principalmente em mulheres Entretenimento 27/06/2024 08h48Quem vai a uma festa junina normalmente não pensa apenas nas atrações e na diversão, mas também em todos os detalhes que compõem a estética típica do mês. Dentre eles estão as roupas, que em 2024 ganharam um elemento diferente: o colorido e a variedade do xadrez vêm dando espaço à predominância da cor preta nos looks.
Nos eventos de São João, como o Arraiá do Povo, realizado pelo Governo do Estado, o preto está virando a cor oficial de muitos forrozeiros e forrozeiras. A tendência natural de utilizar roupas escuras no inverno, estação que começa justamente no fim do mês de junho, tem sido intensificada neste ano, e as peças escuras ganharam espaço nos guarda-roupas.
A jornalista e consultora de imagem Anna Paula Aquino destaca que esse movimento ao preto já não é de agora. "Faz algum tempo que o preto virou a cor oficial de qualquer tipo de festa. É mais fácil de encontrar, de combinar e de usar depois. Além disso, o preto é melhor também para se misturar no meio da multidão. Às vezes é mais fácil encontrar algo dentro do guarda-roupa que é preto, então as pessoas remetem a cor escura à noite", destaca.
Tal cenário também tem sido observado no varejo. Dona de loja há oito anos, Aline Silva reforça o crescimento do preto nas roupas dos festejos juninos. "Ele é bem atemporal, mas no inverno predomina muito. As mulheres vêm procurando muito preto com prata, e fazem essa mistura de cores que está dando super certo com muito sucesso", afirma.
Além do preto, outras cores também estão fortes. "Temos cinza, o bege, o cherry que é o vinho e está bombando, é a cor da estação no inverno deste ano. O roxo também está forte, o azul marinho, o verde militar, além do marrom em alta", avalia Anna Paula. Aline complementa que o nude, o marrom, o marsala, a mistura do prata com o dourado e com o preto também vem sendo muito utilizado. “O pessoal vem se misturando bastante e está dando certo", acrescentou.
Neste sentido, o mercado de vestuário já vem se preparando há meses. E os 30 dias de festas no Arraiá do Povo foram um grande impulso. "Lá para o finalzinho de abril e começo de maio, já tem movimentação nas lojas com coleções específicas. A gente vive não só os 30 dias de festejos juninos. Junho é quase como uma segunda confraternização da gente, uma época importantíssima para os negócios locais", destaca Anna Paula Aquino.
Os resultados estão sendo bastante positivos. "Eu acho que esse ano foi um dos melhores. Esse investimento na cultura fez toda a diferença para todos os comerciantes, movimentou toda a economia. A gente está muito grato por esse mês, sendo sucesso em vendas desde o dia 1º. Assim que teve a abertura do Arraiá do Povo, foi só sucesso", reforça Aline Silva.
No Arraiá do Povo, os looks têm seguido esta tendência. Foi o caso da fisioterapeuta Andrea Silva, que curtiu o espaço na última quarta-feira, 26. "O preto está sempre em alta. É muito elegante, eu gosto bastante, acho que deixa a pessoa mais bonita. Ele às vezes ajuda a ficar discreto, mas também sabe chamar a atenção", afirma.
As amigas pedagogas Ana Elisabete e Rita de Cássia seguem a mesma linha. "Gosto muito, deixa a gente mais elegante", disse Ana. "O xadrez é bem visto no São João, segue uma tradição, mas o preto abrilhanta ainda mais a festa e as mulheres", completou Rita.
Com informações da Secom.