Recursos do Proinveste possibilitarão reformas de espaços culturais
Entretenimento 22/10/2012 09h51Com o acesso aos recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), o Governo de Sergipe planeja promover avanços significativos para a qualidade de vida da população sergipana. Graças à solidez fiscal do Estado, o Governo Federal reservou R$ 727 milhões para investimentos em diversos projetos em Sergipe. Mas, para ter acesso a esses recursos, é necessária a aprovação da Assembleia Legislativa de Sergipe (AL).
O plano do governador Marcelo Déda é utilizar esse montante em diversas áreas, e a cultura sergipana também sairá ganhando com o Proinveste. Mais de R$ 8 milhões oriundos deste programa serão investidos na revitalização da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), dois importantes espaços para a vida cultural de Sergipe, cujos projetos de reforma já estão em fase final de elaboração pelo Governo.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a verba do Proinveste é fundamental para concretizar os projetos de restauração dessas duas unidades. “Estamos em um processo de elaboração de projetos para reforma e modernização das nossas unidades e dois deles dependem diretamente dessa verba para serem viabilizados. Por isso, acredito que esse recurso será fundamental para darmos andamento à política cultural que estamos executando em Sergipe. Além disso, esse empréstimo é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado e deve ser defendido por todos que querem uma vida melhor para os sergipanos”, destaca a gestora.
Sobre a reforma do APES
O prédio do Arquivo Público do Estado de Sergipe foi construído no ano de 1936 e guarda boa parte da história político-administrativa sergipana. O projeto de reforma prevê um completo tratamento dos materiais deteriorados que compromete a estabilidade do prédio, preservando o máximo possível a matéria original, priorizando a reintegração das partes afetadas, só utilizando a remoção, em casos extremos.
Na parte estrutural serão substituídas todas as mantas de impermeabilização existentes; serão feitas novas instalações elétricas; revisões das instalações hidráulicas e sanitárias; revisão e recuperação de todas as enquadrarias metálicas; pintura geral; execução de acessibilidade interna, com instalação de um elevador de acessibilidade; execução das instalações de incêndio; entre outros. Após a total restauração, o Arquivo Público resgatará a essência do monumento mostrando a memória cultural da história de Aracaju.
Sobre a reforma do BPED
O projeto de reforma da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) prevê a transformação do prédio em um Complexo Cultural, que englobará a estrutura da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, além da criação de um café e um anfiteatro. Com essa iniciativa, o Governo de Sergipe pretende também modernizar o acervo e consolidar a BPED como o principal endereço de discussão, apreciação e estímulo à literatura em Sergipe.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano