Quarto dia do Curta-SE 12 tem drama e documentário
Entretenimento 20/09/2012 14h42Nesta quinta-feira, 20, a realidade e a ficção são destaque no Festival Iberoamericano de Cinema Sergipano (Curta-SE), que foi selecionado pelo programa Petrobrás Cultural. Enquanto a Mostra Informativa de Longas traz ao público sergipano o documentário ‘Rock Brasília’, às 16h15, a Mostra Competitiva de Longas exibe o drama ‘Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’ a partir das 21h10. Ambas as mostras acontecem na Cinemark Jardins.
Mostra Informativa
Dirigido por Vladimir Carvalho, ‘Rock Brasília’ reconta o fenômeno das bandas de rock originadas em Brasília. Surgindo praticamente na mesma época, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, e (em parte) Paralamas do Sucesso se tornaram febre entre os jovens no país inteiro, entoando canções que se transformaram em hinos daquela geração, por toda a década de 1980. O documentário procura explicar como Brasília (que não era um grande polo industrial ou cultural, nem mesmo uma metrópole de grande porte tal como Rio de Janeiro ou São Paulo) exportou vários sucessos em um período tão curto, e, como aquela cidade, que durante anos foi símbolo da autarquia militar, deu a luz a uma juventude rebelde que representava nada menos que o antônimo de seus genitores.
O documentário se sustenta muito bem pela enorme quantidade de arquivo de imagens e na delicadeza do seu diretor para explicar o fenômeno brasiliense. Também existem no longa-metragem, depoimentos de artistas, produtores musicais, parentes e colegas de músicos que ajudam a esclarecer o contexto histórico do momento. Ao transformar o fenômeno em uma impressionante jornada ao passado, ‘Rock Brasília’ mostra-se como um belíssimo retrato daquela geração e faz da nostalgia uma aliada do público.
Mostra Competitiva
Baseado no romance de Marçal Aquino, ‘Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios” é o terceiro fruto da parceria entre os cineastas Beto Brant e Renato Ciasca. O longa conta a estória de Cauby (interpretado por Gustavo Machado), fotógrafo de passagem pelo interior do Pará que se apaixona por Lavínia (Camila Pitanga), mulher casada com o pastor Ernane (Zé Carlos Machado) e com quem inicia um caso. O romance começa a modificar a rotina de ambos a partir da intensidade da paixão, que põe em risco a vida do casal.
Rodado, em sua maior parte, em Santarém (PA), ‘Eu Receberia...” começou a ser planejado antes mesmo da publicação de seu material original. Marçal Aquino é parceiro habitual da dupla e já trabalhou no roteiro de filmes de ambos os cineastas. Porém, a produção do longa enfrentou dificuldades. “Filmar numa região amazônica certamente impõe desafios. No entanto, fomos muito bem recebidos em Santarém, nas cidades e nas comunidades ao redor. Viver às margens do rio Tapajós foi uma experiência fascinante pra todos nós da equipe. Aprendemos muito sobre como é viver nessa região amazônica. O calor e as águas tornam tudo muito intenso”, explicou Brant.
O diretor também comentou a ajuda que tiveram da comunidade e de organizações locais. “Tivemos o apoio de uma ONG que atua na área da saúde chamada ‘Saúde e Alegria’. Outra grande colaboração foi do ‘Movimento em Defesa da Vida e da Cultura do Rio Arapiuns’. Fizemos uma cena grandiosa de mobilização das comunidades do rio Arapiuns”, conta.
Beto Brant e Renato Ciasca já trabalham juntos há 25 anos, mesmo que tenham dividido a função de diretor em poucas ocasiões. No entanto, a parceria tem rendido bons resultados e até concordância mútua, como ao revelar seu personagem favorito da trama. “Com toda certeza, eu e o Renato nos identificamos com o fotógrafo viajante, protagonista do filme, ele é um sujeito que, como nós viaja em busca de imagens originais e de novas experiências de vida”, conta Brant, que finaliza: “Na hora de filmar, não dividimos funções. Somamos”.
Curta+SE 12
O Curta+SE 12, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Banese, apoio cultural do Banco do Nordeste, Cinemark e Governo do Estado, e apoios da Cia Rio, Canal Brasil, Shopping Jardins, Cinerama Brasilis, Megacolor, Sebrae/SE, APBITv, Pipa Distribuidora, Nova Digital, Tv Sergipe, Estúdios Mega, CBC, FICC, CNC, Revista Preview, Raça Brasil, Canne, Emsetur, Infonet, Fórum dos Festivais, Ativa Impressão Digital, Porta Curtas, Maria Cheirosa, Líder Lab , Curso Mater Day, Projeto Tamar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Cultura, Pontão Digital Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Atração Gravadora, Prefeituras de Estância, Laranjeiras e São Cristóvão, Segrase, SESC SE, Mix /SE e Fest’A Film. O festival foi selecionado pelo projeto Petrobras Cultural e é uma realização da Casa Curta-SE e Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura/Governo Federal.
Fonte: Assessoria do Curta/SE
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano