Projetos infantis movimentam a Biblioteca Clodomir Silva
Programação é vasta também para adultos Entretenimento 23/01/2014 18h34
Por Tíffany Tavares
Para os amantes da leitura, que tal conhecer melhor os projetos da Biblioteca Clodomir Silva?
A diretora da biblioteca, Fátima Góes (foto ao lado) comenta que os projetos são diversificados e interativos exatamente para conquistar mais adeptos à leitura e à cultura. “Graças a Deus não temos problemas, temos visitas diariamente, aqui é bem movimentado”, pontua.Ela informa que são vários projetos distribuídos ao longo do ano, como o Hora do Conto, Encontro com o escritor, Sarau Poético, Exposições temáticas, Biblioteca vai à praça, Hora do Cordel, Livro e Ação, Rodas de Leitura, Arte, Linguagem e Educação.
Hora do Conto
A bibliotecária e contadora de histórias Ivany Braz (foto abaixo) conta que quando veio trabalhar na Biblioteca Clodomir Silva, há nove anos com os livros, existia muita literatura infantil. “Eu via os livros parados e aí veio a ideia de fazer a Hora do Conto. Por que não estimular a leitura para as crianças? E foi aí que o projeto nasceu dentro do meu coração. Na época uma diretora maravilhosa e receptiva leu meu sonho e nós sonhamos juntas”, explica.
“Comecei lendo para eles, aqueles que sabiam ler também participavam e me ajudavam. Hoje tenho muito orgulho de dizer que eu já faço parte de uma geração que começou a gostar de ler e começou a gostar de ouvir histórias”, revela Ivany Braz, dizendo que o objetivo principal do Hora do Conto é o incentivo à leitura.A contadora de histórias sintetiza que as crianças que nunca tiveram contato com o livro, após o Hora do Conto começaram a manusear os livros, a ter mais interesse em ler e falar, começaram a se soltar. “Eu sempre digo a eles: Se vocês não sabem ler hoje, amanhã vocês vão saber. Mas para saber ler hoje é preciso gostar de ler. Este é o passo principal. Eu gosto de estimular as crianças a lerem. Eu saio nas ruas e elas me reconhecem: Tia, tia”, considera ela, emocionada.
Tele-centro
O coordenador do Tele-centro, Otávio Nunes Alves, explica que o objetivo do projeto é facilitar a inclusão digital para as pessoas que não têm ac
esso a pesquisas, ao mundo cibernético. O projeto é uma ideia do Ministéro das Comunicações juntamente com a Funcaju.“Temos visitas de crianças de todas as idades com pais, um público fiel. Só acho que o Tele-Centro deveria ser mais divulgado", afirmou.
Solange dos Santos estuda supletivo e leva o filho Anderson dos Santos, de 11 anos, sempre que pode para fazer pesquisas escolares. “Não canso de vir aqui com ele e minha filha”.
Se você quer visitar a Biblioteca Clodomir Silva, o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 08h às 22h, Sábados, Domingos e Feriados das 09h às 13h. Para se associar basta levar duas fotos 3x3, Comprovante de residência, telefone e RG.
A Biblioteca Clodomir Silva fica localizada na Rua Santa Catarina, 314, Bairro Siqueira Campos. Telefones para contato: (79) 3179-3742 / 3179-3743.Fotos: Rafael Lima
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h