Projeto "Sergipanidade Entre Linhas" celebra a cultura popular de Sergipe
O projeto contribui para que os sergipanos conheçam a cultura popular do seu estado Entretenimento 16/10/2023 12h00Nos dias 19, 22, 26 e 28 de outubro de 2023 serão realizadas oficinas de amigurumis (bonecos feitos com a técnica do crochê) com o tema dos folguedos sergipanos através do Projeto “Sergipanidade Entre Linhas”. O local das oficinas será o parque da sementeira, no período das 15h as 17h. As aulas serão ministradas por Kris Lucena e Thawan.
No último dia terá a exposições “Nossos Pontos, Nossas Raízes” e música ao vivo com Lívia Aquino. A marca artesanal Pretuskinha Arteira apresentou o projeto para seleção do Edital 13/2023 do SEBRAE Sergipe, a chamada pública para Economia Criativa 2023 contemplou 27 projetos, incluindo “Sergipanidade entre Linhas”.
Sergipe é o menor Estado do Brasil, contudo é riquíssimo em manifestações culturais, práticas cotidianas típicas, culinária bem característica, religiosidade, ou seja, quando falamos de cultura Sergipe cresce.
E quando falamos sobre folclore percebemos o quanto Sergipe é gigante, temos inúmeros folguedos, a exemplo dos “parafusos” da cidade de Lagarto, Taieira, Cacumbi, Samba de Pareia, São Gonçalo da cidade de Laranjeiras, Samba de Coco, Reisado de Mestre Rindú, de São Cristóvão, Pastorinhas de Brejo Grande, realmente são muitos e os encontramos principalmente nas cidades do interior.
O projeto “Sergipanidade Entre Linhas” contribui para que os sergipanos conheçam a cultura popular do seu estado e para que as artesãs apropriem-se da sua sergipanidade para produzir artesanato ainda mais representativo.
O amigurumi, palavra que significa “boneco de crochê ou tricô”, é uma técnica japonesa milenar, tornou-se popular na década de 80 do séc. XX através do movimento Kawai que surgiu no país. Aqui no Brasil tornou-se popular nos anos 2000, uma tendência crescente até os dias atuais.
Fonte: Assessoria de Imprensa