Projeto leva leitura lúdica a crianças de Aracaju
“Lê Gibi” conta história com música para quem não tem acesso à leitura Entretenimento 12/10/2014 07h15Por Tíffany Tavares
Há um ano o cartunista e contador de histórias André Correia (Foto 02) amplia o mundo imaginário da leitura de centenas de crianças de Aracaju (Foto principal). O Projeto Lê Gibi, de sua autoria, surgiu da necessidade de transmitir o gosto da leitura para crianças e interessados.
Foi assim que, em 15 de outubro de 2013, Correia decidiu que queria ampliar suas ideias e concretizá-las. “Abranger crianças que não têm acesso à leitura e a partir de forma colaborativa, com pessoas engajadas no Lê Gibi e com a internet, consegui atrair mais colaboradores e doarem gibis, para passarmos os livretos para as crianças de forma gratuita e incentivando a leitura”, conta.
Aline Bispo (foto 01) é uma das admiradoras das historinhas que André conta. “Gosto das historinhas porque são engraçadas e adoro a Mônica, porque tenho um coelhinho de pelúcia parecido com o dela”, diz.O cartunista conta histórias uma vez na semana em creches e orfanatos e o seus principais parceiros são os gibis e o violão. ”Eu conto uma história com conteúdo educativo e depois canto uma música para ajudar a fixar o aprendizado”, explica. Correia cria tudo, os desenhos e as músicas, mas o gibis são doações de seus parceiros.
André acrescenta que o gibi é fundamental como ferramenta de acesso ao mundo da leitura. “Além da linguagem verbal que ele traz muito bem posta, traz também a linguagem visual, que é uma atrativo poderosíssimo para criança, inclusive para as que não sabem ler. O que a criança vê lá no papel, vê na vida real e perceber que a palavra escrita é uma necessidade para a comunicação. O gibi é uma semente de leitura poderosíssima”, avalia.
Quem tiver interesse em doar gibis ou qualquer livro infantil ilustrado é só entrar em contato pela fanpage: Projeto Social Lê Gibi, ou ainda pelo telefone: (79) 8843-1569. O cartunista André Correia recolhe no local os gibis doados.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto