Projeto de Economia Criativa de SE é destaque em premiação nacional
Entretenimento 23/10/2012 10h27
O projeto ‘Cultura em Foco’, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), foi um dos vencedores do 3° Prêmio Objeto Brasileiro, organizado pelo Museu A Casa (Museu do Objeto Brasileiro), na categoria ‘Ação Socioambiental’. A iniciativa foi reconhecida pelo impacto positivo que vem transformando a realidade de artesãos do município de Santa Luzia do Itanhy, no Sul sergipano.
A premiação ocorreu na semana passada, no Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo. Ao todo, o prêmio recebeu 539 inscrições, nas quatro categorias. O IPTI foi indicado como finalista em duas delas: objeto de produção coletiva e ação socioambiental. Nesta última, o instituto concorreu com outros sete projetos finalistas e foi condecorado com o primeiro lugar.
O trabalho desenvolvido dentro do ‘Cultura Em Foco’ está pautado no princípio da Economia Criativa para a geração de trabalho e renda. O projeto está relacionado ao Programa de Desenvolvimento Sustentável, concebido pelo IPTI, denominado The Human Project, com apoio do BID-FUMIN, Sebrae-SE, BaneseCard e Prefeitura de Santa Luzia do Itanhy.
Segundo Renata Piazzalunga, coordenadora do projeto, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de três anos em Santa Luzia do Itanhy. A iniciativa provocou um impacto direto na vida de cerca de 100 artesãos locais, que passaram a produzir produtos artesanais com designer diferenciado e com um alto valor de mercado.
“Além do destaque dado à metodologia conceitual do projeto, o júri também destacou a consolidação dos resultados. Hoje a associação dos artesãos do município consegue se manter através da comercialização dos produtos. Apesar de ser uma produção artesanal e em pequena escala, eles conseguem ter um retorno financeiro adequado”, ressaltou Renata.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o prêmio recebido pelo IPTI comprova o potencial do artesanato sergipano e a importância do trabalho de valorização dessa riqueza cultural. "O Instituto está de parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui no nosso Estado. Os resultados alcançados pelo 'Cultura em Foco' demonstram que Sergipe possui uma riqueza cultural muito grande, que pode ser trabalhada através dos princípios da Economia Criativa e, com isso, gerar bons frutos, e principalmente, renda para esses agentes da cultura", destacou a secretária.
O projeto
O projeto ‘Cultura em Foco’ começou a ser executado em julho de 2009. O objetivo principal foi promover o aumento de ocupação e renda e garantir a auto-sustentabilidade das atividades praticadas pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy, qualificando a produção artesanal local com base na valorização dos elementos culturais desta região.
Em meados de 2011, com o fim do financiamento, foi criada a Associação Cultura em Foco de Santa Luzia do Itanhy e Fellicia, uma empresa comercial para a venda dos produtos. Através dessas duas frentes, os artesãos que receberam capacitação através do projeto conseguem se autogerir e reverter o trabalho artesanal em renda para a comunidade.
A partir do trabalho executado pela equipe do ‘Cultura em Foco’ o artesanato da região adquiriu uma nova roupagem e deu origem a produtos com alto valor agregado, a exemplo de luminárias de fibras vegetais e mantas de fuxico, que vêm conquistando o mercado nacional de decoração de luxo.
De acordo com Renata Piazzalunga, os produtos podem ser encontrados em lojas bem conceituadas no mercado de decoração de Aracaju e outras cidades, a exemplo de São Paulo, Brasília, Fortaleza e Florianópolis.
“Esse é um modelo de negócio que tem vida própria. Hoje mais do que um projeto, o ‘Cultura em Foco’ virou uma realidade consolidada. A iniciativa se materializou como uma nova perspectiva para a comunidade de artesãos”, destacou Renata.
Fonte e foto: Asscom/Secult
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano