Primeira Mesa Literária do Rock Sertão acontece nesta sexta-feira
Evento propõe incorporar a arte literária no festival Entretenimento 13/07/2012 13h16Por Míriam Donald
No dia Mundial do Rock , comemorado nesta sexta-feira 13, o município de Nossa Senhora da Glória está sendo palco da 10 ª edição do festival de música independente ‘Rock Sertão’, que iniciou, na última quarta-feira (11), e segue até amanhã (14). Uma novidade para este ano é que além de muito Rock, o evento terá a ‘Primeira Mesa Literária Rock Sertão’ que acontece na tarde desta sexta-feira e terá como tema “Musica e Literatura: Pontos de Convergência.”
Segundo um dos palestrantes da Mesa, o gloriense Ramon Diego Câmara Rocha, a ideia é incorporar a arte literária ao festival, que há três anos agrega diferentes tipos de manifestação artístico-cultural. “Surgiu a necessidade de se pensar num tema e como o próprio festival já faz há um bom tempo, juntamos a literatura ao universo musical. Tudo isso através de uma mesa redonda que aborda a relação música-literatura”, diz.
Ramon ainda explica que o evento contribui para o cenário cultural do estado com intuito de fomentar uma discussão acerca do cenário músico-literal que se desenvolve em Sergipe com compositores que valorizam a letra poética com uma melodia pensada e acordante no que diz respeito à integração entre música e literatura. “Exemplos disso são o Nino Karvan, a Patrícia Polayne, todos esses artistas que têm suas produções baseadas nessas duas formas de expressão. A mesa vai debater e promover a discussão até mesmo, para que entendamos como esse casamento da música e da literatura se deu ao decorrer dos anos.”
Organização
O evento foi denominado Mesa porque funcionará como uma pequena mesa redonda na qual haverá o mediador, o professor Fábio Aragão, e dois palestrantes: o professor mestre em Letras, escritor e compositor, Jorge Henrique Vieira, e o estudante de Letras e fundador da ‘Revista Impressões’, Ramon Diego. Eles terão 20 minutos para expor seus pontos de vista em relação ao tema proposto e após as falas será aberto um debate para esclarecer dúvidas.
Questionado sobre o tema escolhido, Ramon diz que é uma sugestão da sensibilização acerca da relação histórica da música com a literatura. “Essa relação é muito mais aprofundada do que se pensa existir. O surgimento de ambos e a importância da música na elaboração e propagação de uma poesia com rimas, por exemplo, entre outras coisas que, talvez, por uma falta de contato com o público, o estado ainda não conheça”, coloca.
O evento será gratuito e aberto ao público e além da mesa, haverá coquetel onde os presentes participarão de sorteio de livros.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano