Primeira ‘Escola Byke Anjo’ acontece neste domingo
Entretenimento 12/09/2012 19h53Por Fernanda Araujo e Mirella Matos
A bicicleta é vista como brinquedo e artigo de esporte, mas não é levada a sério como um efetivo meio de transporte, prova disso é que muitos “ciclistas” acabam esquecendo as regras de conduta e desrespeitando os pedestres. Além disso, o receio de encarar o trânsito caótico das cidades é ainda maior.
“Os ciclistas sofrem muitos problemas no trânsito por conta da falta de educação de alguns motoristas. Falta valorização à vida, compreender que em cima da bicicleta há uma vida”, aponta o presidente da Ong Associação Ciclo Urbano, Luciano Aranha.
Para Aranha, conviver bem no trânsito e saber dividir o espaço de cada um requer o básico: respeitar as leis de trânsito; dar prioridade aos pedestres; sempre estar visível nas vias e optar por roupas claras; usar a sinalização quando for fazer alguma manobra e, por fim, utilizar os equipamentos de segurança necessários.
Por isso, neste domingo (16) acontece a primeira edição da Escola Bike Anjo, a partir das 14h30, no Parque da Sementeira. Aulas sobre regras de trânsito, como se portar nas vias e conviver com os outros veículos, além de ensinar as primeiras pedaladas e enfrentar o medo são os objetivos do evento.
“Serão seis voluntários para dar aulas teóricas e depois práticas e passar dicas de como se portar no trânsito”, explica. A bike, um transporte barato e ecológico, é além de tudo um veículo democrático. Para participar da Escola Bike Anjo basta ter mais de 12 anos de idade e levar a sua bicicleta. Aqueles que não tiverem treinarão com as bikes dos voluntários.
Foto: Luciano Pacheco – imagem cedida pela jornalista Anahi Fros
Leia também
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano