Prêmio Jabuti tem livro sergipano na disputa
Entretenimento 24/09/2012 16h30Por Allana Andrade
O livro sergipano que conta a história de Maria Bonita, esposa de Lampião, um dos ícones do cangaço está concorrendo em duas categorias no consagrado prêmio Jabuti. Em sua 54ª edição, o prêmio é o mais importante e prestigiado da literatura brasileira. Este ano foram inscritas 2.203 obras. A lista de selecionados foi divulgada na quinta-feira, dia 20, e para concorrer as obras precisam ter sido editadas no Brasil durante o ano de 2011.
“Bonita Maria do Capitão” foi organizada por Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, e por Germana Gonçalves de Araújo, pesquisadora e designer. A obra retrata o envolvimento e participação de Maria Bonita nas artes e está concorrendo em duas categorias das 29 existentes: Capa e Projeto Gráfico.
Para Vera Ferreira, a surpresa do livro ter sido classificado foi grande. “Quando Germana inscreveu o livro mesmo sem ter nenhuma editora de peso - o que conta muito -, inscrevemos sem pretensão, porque considero que é um dos livros mais bonitos que já vi. Foi uma grande surpresa estar entre os dez primeiros nas duas categorias”, afirmou.
O Prêmio Jabuti premia os três primeiros colocados de cada uma das 29 categorias com R$ 3.500. O Livro do Ano Ficção e o Livro do Ano Não Ficção recebem premiação de R$ 35.000, além de troféus para todos os classificados.
A apuração será realizada no dia 18 de outubro e a cerimônia de premiação, em 28 de novembro. Independente do resultado final, Vera já festeja. "Ter chegado nesse patamar já é uma grande vitória”, resume.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano