Painel externo reproduz pinturas de artistas sergipanos
Entretenimento 05/12/2014 14h07As paredes de vidro do setor administrativo da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), são compostas por reprodução de pinturas e desenhos de oito artistas sergipanos. Os painéis, que completam um ano em janeiro de 2015, provocam curiosidade nas pessoas que circulam ao arredor da Galeria, servindo, de certa forma, como convite para entrar e conhecer os outros trabalhos que estão em exposição.
Segundo o diretor da GAAS, Luiz Adelmo Soares, a ideia dos painéis externos surgiu pelo fato do espaço estar sem utilidade e poder servir como transmissor de cultura, com a divulgação de obras do artistas sergipanos: Joel Dantas, Pedro Boeira, Caã, Pithil, Vitor Fabiano, Tintiliano, Ismael Pereira e Adalton Machado. Os artistas foram selecionados a partir do critério de participação em eventos da Álvaro Santos, sendo que todos eles já expuseram suas obras no local, de forma coletiva ou individual.
Luiz Adelmo, conta que as pessoas ficam mais curiosas e acabam entrando para conhecer o interior da Galeria. “Não deixa de ser um convite, quando as pessoas veem os painel com a reprodução dos trabalhos desses artistas, percebem que aqui é um espaço de cultura. Costumo dizer que a Álvaro Santos precisa ter essa preocupação de ser a vitrine do artista sergipano, aqui sempre divulgamos o artista local”, afirma.
Considerado pintor da nova geração, Pedro Boeiras utiliza em suas pinturas técnicas como bico de pena, aquarela e óleo sobre tela. Cronista da cidade, sua fonte de inspiração é retratar o cotidiano, os monumentos históricos e as pessoas em suas atividades diárias. Com tempo livre, chega a fazer três desenhos em um dia. "Fiquei muito feliz quando fui convidado para deixar mais uma marca do meu trabalho na Galeria, esta permanente em painel. Tenho um carinho enorme por este espaço, pois foi aqui onde tudo começou para mim em 2010, quando tive a oportunidade de expor pela primeira vez", comenta.
O gosto pelos elementos que compõe o período junino se faz presente desde criança na vida do pintor e escultor, Joel Dantas. Suas telas retratam os elementos da cultura do São João como a música, fogueira, mastro, fogos de artifício, quadrilhas e comidas típicas. “Coloco o São João como meu modo de fazer artístico desde 1990. Sinto-me gratificado em poder sempre participar das exposições coletivas e individuais da Galeria, cada ano com novas telas. Já faço isso há onze anos e minha vontade é de continuar sempre expondo aqui meus trabalhos”, conclui.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto