ORSSE recebe a violinista Gabriela Queiroz e o pianista Sérgio Monteiro
Entretenimento 08/08/2012 06h00
Nesta quinta-feira, 09 de agosto, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), realizará mais uma importante apresentação. Com obras marcantes do repertório sinfônico, a ORSSE receberá dois grandes solistas que vêm para Aracaju em parceria com a Dell'Arte produções musicais e Bbraun.
São eles, a violinista carioca Gabriela Queiroz e o renomado pianista Sérgio Monteiro, que executarão o Concerto Duplo para Violino e Piano de Mendelssohn. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria d o Teatro Tobias Barreto a preços populares.
Nesta apresentação a ORSSE que tem coordenação do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio do Banese e Instituto Banese, celebrará os seis anos sob a batuta do maestro Guilherme Mannis, período em que teve grande desenvolvimento e consolidação frente ao público sergipano e à comunidade artística brasileira.
O maestro Guilherme Mannis afirma que o concerto será muito especial e destaca que o trabalho coletivo foi primordial para a solidificação da ORSSE no cenário da música clássica local e nacional. “A Orquestra é hoje muito respeitada, em todos os lugares que vai. Temos um grupo orgulhoso de seu público e sua programação, uma admiração mútua. O público sergipano aprendeu a amar a música sinfônica com a ORSSE”, destaca o regente.
Programa
No repertório do concerto desta semana, além da famosa Abertura Festival Acadêmico de Brahms, será abordada a peça mais emblemática da história da música de concerto ocidental: a ‘Quinta Sinfonia’, de Ludwig van Beethoven. Seu inconfundível motivo é visto por alguns analistas como o ‘Destino que bate à porta’.
Este motivo atravessa todos os movimentos da peça de forma arrebatadora, criando no ouvinte uma sensação única, que só a música clássica pode proporcionar. Completa o concerto o belíssimo Concerto duplo para piano e violino de Mendelssohn, com solos de Gabriela Queiroz e Sérgio Monteiro.
Sobre o maestro
Guilherme Mannis, tem se firmado como um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, como já foi descrito no ano passado pela Revista Concerto, a mais conceituada publicação da música clássica nacional.
Além de seu trabalho pioneiro em Sergipe, concebendo rumos ousados para a ORSSE, tem seu trabalho reconhecido com convites regulares para reger muitas orquestras pelo Brasil e algumas no exterior. Destacam-se participações recentes e próximas na Petrobras Sinfônica, Amazonas Filarmônica, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Rosário (Argentina), World Youth Orchestra e Sinfônica de Roma (Itália), entre tantas outras.
Sobre os solistas
Sérgio Monteiro nasceu em Niterói (RJ), e iniciou seus estudos aos quatro anos de idade, formando-se sob a orientação de Myrian Dauelsberg, na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Durante seu período de formação, conquistou vários primeiros prêmios em importantes concursos brasileiros e sul-americanos de piano.
No ano de 2000, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com uma bolsa para estudar na prestigiosa Eastman School of Music, instituição na qual iniciou o seu doutorado sob orientação da pedagoga Nelita True, que o convidou a ser o seu assistente.
Vencedor do Concurso Internacional Martha Argerich de 2003 e Artista Steinway, Sergio Monteiro já se apresentou em grandes salas de concerto, como a Phillarmonie e a Konzerthaus, em Berlin, o Kennedy Center em Washington e o Theatro Colon, em Buenos Aires, ao lado de orquestras tais como a Kremlin Chamber Orchestra, Orquestra Filarmonic a de Buenos Aires e a Dresdner Phillarmonic. Desde 2009, é Chefe de Departamento de Piano da Wanda L Bass School of Music, em Oklahoma City.
Gabriela Queiroz é professora de violino na UFRJ e integra a Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2003. Já atuou como solista nas orquestras sinfônicas da Bahia e do Rio Grande do Norte. Apresentou-se na Igreja San Luzi em Zuoz (Suíça, 2005) obtendo crítica no Engadiner Post. Lecionou nos festivais de Domingos Martins (ES) e São Brás (MG).
Ela foi ainda aluna de Ademar Rocha, Yerko Pinto e Daniel Guedes. Bacharela pelo Conservatório Brasileiro de Música; ganhou em 2006 uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento com Marcelo Guerchfeld. Teve aulas com Sydney Harth (EUA), Jean Lenert (França), Charles Stegeman (EUA) e Ori Kam (Israel). Estudou também com Patinka Kopec em Nova York e Detlef Hahn em Londres.
Venceu os concursos Jovens Instrumentistas de Piracicaba (2001), Jovens Solistas da OSBA (2003 e 2006), e o FURNAS – Geração Musical.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano