ORSSE inicia série 'Sons da Catedral' nesta sexta,
Entretenimento 09/05/2012 16h47
A temporada 2012 está bastante agitada para a Orquestra Sinfônica de Sergipe. Após diversos concertos realizados nos Teatros Tobias Barreto e Atheneu, chega a vez da ORSSE aportar na Catedral Metropolitana de Aracaju e iniciar sua série ‘Sons da Catedral’. A apresentação será nesta sexta-feira, 11, à partir das 19h e com entrada franca. A Série Sons da Catedral é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura e a Arquidiocese de Aracaju, com patrocínio do Banese e Instituto Banese.
Sempre com apresentações bimestrais, a série de Concertos Especiais na Catedral Metropolitana de Aracaju, prevê concertos dos mais variados estilos, regentes, solistas convidados e músicos da própria orquestra, com interpretações virtuosísticas de obras do período clássico até compositores modernos.
Nessa primeira edição da série, a ORSSE será regida pelo maestro Daniel Nery. Além dele, o violinista Marcio Rodrigues, spalla da orquestra, tocará as duas Romanzas para violino e orquestra de Ludwig van Beethoven. No programa haverá ainda a Abertura da ópera Idomeneo, de Mozart e as Variações Sinfônicas de Antonin Dvorák, ou seja, um verdadeiro espetáculo de música clássica para a população aracajuana.
Sobre o solista
Márcio Rodrigues cursou Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento - Viola) na UNESP, tendo aulas com o Prof. Dr. Emerson di Biaggi e com o Professor Ayrton Pinto. Em 2005, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi aceito como aluno do curso de Mestrado da University of New Mexico, sendo aluno da professora Kimberly Fredenburgh. Ainda na University of New Mexico, Márcio estudou com uma das maiores pedagogas do violino dos EUA, a professora Susan Kempter, com quem se formou especialista em pedagogia de cordas pela UNM. Desde 2009 é o violinista spalla da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Márcio tem se destacado como solista, camerista e professor de violino, viola e música de câmara em Aracaju e região.
Sobre o regente
Regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Kurt Masur (Alemanha), Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Abel Rocha. Foi discípulo do maestro Roberto Tibiriçá e juntamente com ele e outros colegas, em 2008 lançou o livro ‘O Regente sem Orquestra’, pela editora Algol, único livro de exercícios editado no país para a formação de regentes. Nery foi premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica de Campinas. Ele ainda foi um dos quatro regentes brasileiros selecionados para participar do II Laboratório de Regência Orquestral com o maestro Fábio Mechetti na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. É também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe.
PROGRAMA:
Daniel NERY, regente
Márcio RODRIGUES, violino
Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Abertura da ópera Idomeneo, K.366
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Romances para Violino e Orquestra
N. 1, Op. 40, em sol maior
N. 2, Op. 50, em fá maior
Antonin Dvorák (1841-1904)
Variações Sinfônicas, op.78
Fonte: Divirta-se
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano