ORSSE celebra o centenário de Luiz Gonzaga em concerto
Entretenimento 09/10/2012 12h30O público sergipano compareceu em peso à última apresentação do ano da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) no Teatro Atheneu. O concerto que foi marcado pela execução de peças que homenagearam o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, encerrou a série Laranjeiras de concertos. “Nós trouxemos de volta este ano, uma série de concertos que já executávamos antes da reforma do Atheneu e a consolidamos novamente”, explicou a maestro titular e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis.
Mannis explica ainda a escolha do concerto em homenagem a um dos maiores ícones da música nordestina de todos os tempos: Luiz Gonzaga. “Essa homenagem surgiu da ideia de pluralizar ao máximo o repertório da ORSSE, além de valorizar a música brasileira e também esse grande nome que foi Luiz Gonzaga”, completa.
A homenagem foi feita através de uma bela execução da peça Batuque, que faz parte da suíte sinfônica ‘Reisado de Pastoreio’, de Lorenzo Fernandez, em seguida da famosa ‘Gonzaguiana’, arranjo orquestral de Cyro Pereira, um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica (SP). Além delas, o concerto contou com uma bela apresentação do concerto duplo para flauta e orquestra, de Franz Doppler.
Público
Entre o público que assistiu a apresentação, estavam mais uma vez, amantes da música clássica, curiosos, músicos, enfim, pessoas que de alguma forma, têm uma história com a música erudita. “A música clássica me toca muito. Por isso, sempre que posso venho assistir aos concertos da ORSSE”, contou a jovem estudante Damaris Alejandra.
Quem também elogiou bastante a apresentação foi a musicista Alanize Campos. Ela que toca flauta doce, estava extasiada com o concerto para flauta e orquestra executado pelo grupo. “A ORSSE realiza um trabalho riquíssimo, que mostra toda a beleza da música clássica para o povo de Sergipe. Fico muito feliz em poder prestigiar um concerto deste nível”, elogiou a jovem.
A Orquestra Sinfônica de Sergipe é mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria d Cultura (Secult), com patrocínio do Instituto Banese e do Banese.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano