Oficina de ritmos e feirinha marcarão último dia da "Folia da Gente"
Entretenimento 05/02/2015 14h14O último dia de “Folia da Gente” no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda promete antecipar o carnaval com muita música e diversão características dessa época do ano. Nesta sexta-feira (06), a folia ficará por conta de uma oficina de ritmos sergipanos, do grito de carnaval e de mais Feirinha da Gente. Realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana e apoio do Café da Gente, a ‘Folia da Gente’ acontece desde o dia 21 de janeiro proporcionando o encontro de sergipanos, turistas, crianças, adultos e toda família com manifestações populares que remetem ao carnaval e às culturas populares.
Depois da exibição de filme, de show, cortejos com bandas de pífano e orquestra de frevo, e ferinha da gente, animando o verão, as férias, e o período de carnaval que se aproxima, a ‘Folia da Gente’ ainda proporcionará ao público aprender sobre ritmos sergipanos que têm na percussão um universo espontâneo que representa um verdadeiro patrimônio da criatividade popular. Para isso, será realizada a Oficina de Ritmos Tradicionais Sergipanos, às 16h, no Átrio do Museu da Gente, com o músico Pedrinho Mendonça e o Grupo Burundanga, projeto musical que realiza um trabalho sociocultural de ensinamento de práticas de percussão com crianças e adolescentes.
A oficina tem como objetivo iniciar, por meios de métodos teóricos e da prática de instrumentos de percussão, o aprendizado e o conhecimento dos nossos ritmos e cultura. Para isso, será dividida em três etapas: atividades rítmicas e didáticas, introduzindo ‘O Passo’; a percepção da pulsação, que diretamente associada ao movimento corporal permite que algo essencialmente abstrato como o tempo possa ser "Maspeado"; e o trabalho com essa pulsação, que pressupõe uma forma de organizar o tempo-trabalho de composição e formação de um repertório percussivo. A oficina é aberta a todos os públicos e para torná-la ainda mais dinâmica basta levar um instrumento.
Em seguida acontecerá o Grito de Carnaval com a cantora e compositora Patrícia Polayne, acompanhada do grupo Burundanga. O grito de carnaval é a primeira manifestação festiva do período carnavalesco, que acontecia tradicionalmente nos clubes sociais. E para recordar, o Museu da Gente se transformará em um grande baile, com músicas do folclore sergipano: Caceteiras, Ilariô, Nadir da Mussuca, Samba de Coco de seu Diô; Maracatus; pontos de candomblé; músicas de Chico Science, de Otto, Mário Jorge, das Catadoras de Mangaba, além de canções da cantora que remetem ao clima de cirandas.
Paralelamente à oficina e ao grito de carnaval, das 16h às 20h, estará funcionando a Feirinha da Gente, com artesãos, pequenos produtores e negociantes em uma comercialização de artigos tradicionais do interior sergipano, juntamente com peças de design contemporâneo. A Feirinha, que já vem acontecendo em eventos que fazem parte do calendário de atividades do Museu da Gente, é um ambiente criado para reunir produtos que retratam o fazer artístico do povo sergipano.
A programação é gratuita e aberta ao público em geral, e para animar ainda mais a festa basta vestir a fantasia, levar instrumento musical, confete e serpentina. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se.
Fonte: Instituto Banese
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto