‘O Pequeno Jornalista’ abre Festival de Cinema Infantil em Aracaju
Entretenimento 30/09/2011 17h25O Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) começou em Aracaju nesta sexta-feira, 30. Além dos filmes que serão exibidos em três salas Cinemark Jardins, o festival também trouxe no primeiro dia, a palestra ‘O Pequeno Jornalista’. A programação do Fici segue até o dia 9 de outubro.
Nas sessões, que aconteceram 10h30 e às 14h, a repórter da TV Atalaia Priscila Andrade debateu com as crianças o filme ‘Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar’. A partir de conceitos jornalísticos, Priscila expôs a temática da animação. ‘O Pequeno Jornalista’ começou a integrar a programação do festival no ano passado.
“Acredito que esta discussão ajuda a desenvolver o olhar crítico das crianças. Com as discussões, elas assistem aos filmes e refletem sobre ele. A gente sempre associa essa discussão aos conceitos que trabalhamos no jornalismo”, reforçou Priscila, que participou do evento no ano passado.
Festival
A novidade deste ano do Fici é a festa de abertura, que acontece no dia 1º, a partir das 10h. Em todas as nove salas do Cinemark, estarão sendo exibidas produções destinadas a este público. Além disso, a festa contará com DJ, pernas de pau, palhaços e distribuição de kits de patrocinadores. A expectativa é que cerca de mil crianças participem da festa.
Nos dias 1º e 2 de outubro, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) também mostra para criançada um pouco do fazer cinema. A oficina de animação, que há cinco anos integra as atividades do FICI, é gratuita, para as crianças que forem assistir aos filmes desses dias e será realizada no hall do Cinemark.
De 3 a 6 de outubro, também acontece o projeto 'A Tela na Sala de Aula'. O projeto é voltado para estudantes da rede pública de ensino e no ano passado reuniu cerca de 8 mil alunos. Cada filme exibido em 'A Tela na Sala de Aula' possui um caderno com orientações pedagógicas, seguidos de sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação.
Apoio
Incentivado pela Lei Roaneut, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, McDonalds, Schin, Protex e Governo do Rio de Janeiro. A produção local é da Casa Curta-SE e conta com o apoio da Fundação Aperipê, Superlux, Portal Infonet, Shopping Jardins, Ativa Impressão Digital, loja Pinóquio e Fredd’s Lanches, com produção da Copacabana Filmes e realização do Governo Federal.
Fonte: casa Curta-SE
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano
A influenciadora Virginia Fonseca revelou que come 10 ovos no café da manhã