"O MMA do Brasil é o melhor do mundo"
O treinador das estrelas do UFC fala com exclusividade ao F5 News Entretenimento 02/10/2011 10h00Por Márcio Rocha
Luiz Dórea, o treinador de várias estrelas de Artes Marciais Mistas (MMA), famoso por levar o Brasil ao título mundial de Boxe, com o campeão Acelino Popó Freitas, tem um histórico de ações pelo esporte brasileiro, sempre formando campeões e grandes promessas do Boxe. Ultimamente vem figurando no esporte acompanhando os melhores lutadores do Brasil e do mundo, principalmente no Ultimate Fighting Championship (UFC), campeonato mundial de Artes Marciais Mistas, dos quais os brasileiros Anderson Silva e José Aldo são campeões. Dórea é responsável direto pelas conquistas de grandes lutadores como os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotauro, entre outros. Luiz Dórea fala sobre o esporte para o F5 News, com exclusividade para Sergipe.
F5 News – Como é para um experiente treinador formar campeões do Boxe e de Artes Marciais Mistas?
Luiz Dórea - Eu me sinto um privilegiado, em poder trabalhar no que adoro, que é o Boxe e MMA, isso é minha vida, só agradeço a Deus todos os dias.
F5 News – Para o senhor, o Boxe passou a crescer no Brasil após o surgimento do fenômeno Popó?
L.D. - Quando Popó se tornou campeão mundial, o Boxe Brasileiro passou a ser mais respeitado e cresceu muito, com o apoio da TV aberta. Popó é nossa maior referência, juntamente com Éder Jofre, nosso eterno campeão.
F5 News - As escolas de artes marciais receberam um boom de procura após as vitórias brasileiras no UFC. O senhor tem participação fundamental nesse avanço. Como o senhor avalia a prática das artes marciais no Brasil?
L.D. - O Brasil tem um material humano muito bom, o MMA do Brasil é o melhor do mundo, somos pioneiros e devemos muito ao mestre Helio Gracie e, depois do UFC Rio, melhorou muito a popularidade do MMA no Brasil.
F5 News – Falemos agora sobre os nossos atletas do UFC. Depois de Anderson Silva e José Aldo, campeões incontestáveis de suas categorias, quais os atletas que mais chamam a sua atenção e tendem a ser vencedores?
L.D. - O Brasil tem muitos atletas talentosos. Como falei, temos um ótimo material humano e, para mim, uma das maiores revelações e hoje nossa maior realidade, é o meu campeão o Júnior Cigano, que, se Deus permitir, vai trazer mais um título para o Brasil. Gosto de muitos atletas brasileiros, como o Demian Maia, Maurício Shogun Rua, Paulo Thiago, o Maldonado. No cenário internacional, destaco o Jon Jones. Esse me impressiona muito!
F5 News – O surpreendente nocaute de Rodrigo Minotauro contra Brendan Schaub no UFC o colocou de volta no cenário dos grandes lutadores, o senhor foi um dos que mais acreditaram em sua recuperação. Como o senhor avalia o desempenho do nosso campeão?
L.D. - Rodrigo Minotauro, para mim é um dos maiores atletas de MMA do mundo. Exemplo dentro e fora do Octagon. Uma lenda! Acostumado com superação, ele está comigo treinando desde de 15 anos e acredito muito nele, porque ele é o exemplo da garra do povo brasileiro. Para mim, que estou no esporte há 32 anos, a vitoria dele foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Trabalhamos muito duro, sabíamos das dificuldades, tudo que foi planejado no treinamento nós conseguimos executar na luta. Sempre confiamos em uma grande vitória e fomos abençoados.
F5 News – O senhor tem um trabalho social pelo esporte muito grande, participando de vários eventos para formar novos atletas. O esporte é o melhor mecanismo de inclusão do jovem na sociedade?
L.D. - Temos um projeto há 22 anos aqui na Bahia, na Academia Champion, chamado "Campeões da vida". O esporte é realmente mecanismo de inclusão social, pois, através dele, formamos cidadãos. Nós já tiramos muitos jovens do caminho das drogas ao longo desses anos. Dos nossos projetos, saíram vários campeões brasileiros, Sul Americanos, Pan Americanos e Campeão Mundial, como Acelino Popó Freitas.
F5 News – Recentemente, o senhor esteve em Sergipe, participando do Campeonato Brasileiro de Boxe Amador. Como o senhor avalia o crescimento do esporte em Sergipe?
L.D. - Sergipe cresceu muito no Boxe. Tem a Federação Sergipana de Boxe, muito atuante, liderada por um grande presidente, o Valter Duarte que, por 3 anos seguidos, levou os Campeonatos Brasileiros para Sergipe, tornando-se o coração do Boxe no Brasil com o apoio do Governo de Sergipe, transformando Aracaju na capital brasileira do Boxe.
F5 News – Qual o seu recado para os praticantes das artes marciais, em especial aos praticantes da "nobre arte do Boxe"?
L.D. - Pratiquem Boxe e MMA com professores credenciados. O boxe é uma nobre arte, disciplina. O MMA do Brasil é o melhor do mundo, temos muitos talentos espalhados por esse Brasil e desejo que nossos jovens lutadores corram atrás dos seus sonhos, façam tudo para que possam virar realidade. O ser humano pode muito, mas é preciso acreditar e correr atrás! Assim, estaremos sempre figurando entre os campeões, que é o lugar dos brasileiros.
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano
A influenciadora Virginia Fonseca revelou que come 10 ovos no café da manhã