Musical “Gonzagão, A Lenda” será apresentado em Aracaju
Entretenimento 28/01/2014 09h24Aracaju recebe pela primeira vez o espetáculo “Gonzagão, A lenda”, uma homenagem ao nordestino que alegrou o país com sua sanfona e sua voz marcada. Patrocinado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, as apresentações acontecem no Teatro Tobias Barreto nos dias 31 de janeiro e 1 º e 2 de fevereiro, às 21h (sexta e sábado) e 20h (domingo). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e 10 (meia).
Considerado um dos melhores musicais brasileiros, o espetáculo está em cartaz há mais de um ano e foi vencedor do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; e do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular) Melhor Direção e Melhor Figurino.
Escrito e dirigido por João Falcão, a apresentação é uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião e conta com algumas revelações, como Marcelo Mimoso, narrador de boa parte da história e um dos cantores. Filho de sanfoneiro, Marcelo, que é taxista e também cantor de forró, nunca tinha assistido a uma peça antes. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa.
Dentre as mais de 40 canções que estão no espetáculo, há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”.
O PPDC é a maior seleção pública para circulação de peças teatrais do país. Desde 2009, a BR já viabilizou a circulação de mais de 100 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 300 mil pessoas. Com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2013/2014, o programa teve um aumento de 30% no número de inscrições, somando 420 projetos, com destaque para o Nordeste, onde o número de inscritos cresceu 70%. O objetivo do PPDC é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC).
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto