Mostra Sesc de Artes Cênicas apresenta 37 grupos
Teatro, dança, música, circo e artes visuais com acesso gratuito Entretenimento 02/10/2012 14h00
No período de 13 a 26 de outubro será realizada a Mostra Sesc de Artes Cênicas que este ano apresenta uma vasta programação envolvendo grupos de dança, teatro e circo do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Maranhão e Alagoas. Grupos sergipanos também marcarão presença em diversos palcos, levando o melhor das artes cênicas para o público. Por sua natureza plural, a Mostra reunirá ainda artes visuais e música no seu mix de apresentações.
Grupos como a Cia. de Teatro Stultífera Navis, Cia. Contempodança, A Tua Lona, Raízes Nordestinas, Cubos Cia. de Dança, Imbuaça e Mamulengo de Cheiroso são apenas alguns nomes entre os 37 grupos participantes da Mostra, oriundos de outros estados, da capital e do interior sergipano. Além desses, atrações musicais também farão parte da Mostra como Alex Sant’Anna, A Banda dos Corações Partidos, Tânia Maria, DJ Kaska e a Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba. Nas artes visuais, o multi-artista Elias Santos lançará a Exposição “Sinais”. Uma grande festa das artes que comemora a boa fase da produção local.
Ainda em sua versatilidade, a Mostra Sesc promove a troca de experiências entre os grupos locais e os visitantes através de intercâmbios e oficinas gratuitas. Dessa forma, a Companhia Brasileira de Teatro/PR ministrará a oficina “Dramaturgia e Construção da Cena”; a Trupe Ensaia Aqui e Acolá/PE ministrará a oficina “Mímica corporal dramática: a precisão e a comunicação do movimento cênico” e a Cia. Mútua/SC ministrará a oficina “Sensibilização para as Formas Animadas”. Haverá também a oficina de Análise de Texto e Técnicas de Leitura Encenada com o autor, ator e diretor Cláudio Simões/BA. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas na central de atendimento do Sesc Centro, localizada à Rua Dom José Thomaz, 235, Bairro São José.
A Mostra, que está em sua VI edição amplificou sua área de atuação e este ano levará atrações para bairros como Santa Maria, Coqueiral, Agamenon Magalhães, São José, Centro, Cirurgia, Jessé Pinto Freire e Mosqueiro. De forma capilar, as cidades de São Cristóvão, Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros também terão pontos de apresentação. Na capital, espaços como o Teatro Atheneu, o Centro de Criatividade, a Rua da Cultura que fica no Mercado Thales Ferraz, a Casa Rua da Cultura localizada na Praça Camerino, as Praças Fausto Cardoso, Tobias Barreto e Jessé Pinto Freire, além das unidades do Sesc também serão contempladas com apresentações de teatro, dança, circo, música e artes visuais. A ideia é festejar a cultura sergipana dentro e fora dos muros institucionais do Sesc
Segundo o curador, André Santana, a Mostra receberá quatro espetáculos do Palco Giratório - o maior projeto de circulação em artes cênicas da América Latina, promovido pelo Departamento Nacional do Sesc. A Trupe Ensaia Aqui e Acolá/PE apresenta dia 14 de outubro, no Teatro Atheneu, às 19h30, o espetáculo “O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas”. Já a Companhia Brasileira de Teatro/PR dia 16 de outubro, às 20h, traz o espetáculo “Oxigênio”, vencedor do Prêmio Shell de melhor ator para Rodrigo Bolzan; e a Cia. Druw/SP mostra no palco do Teatro Atheneu o espetáculo Vila Tarsila que é uma das atrações mais esperadas da Mostra e que promete “jogar luzes” nas memórias de infância de Tarsila do Amaral.
Todos os espetáculos da Mostra Sesc são gratuitos e a programação completa está disponível no site www.sesc-se.com.br. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria dos locais de apresentação.
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano