Mostra de Cinema acontece na Biblioteca Ivone Vieira todas as quintas
Entretenimento 16/01/2014 18h06Por Tíffany Tavares
Na tarde desta quinta-feira, 16, aconteceu a primeira Mostra de Cinema da Biblioteca Ivone Vieira, em Aracaju. O evento é aberto ao público amante da sétima arte.
A Biblioteca Pública Ivone Vieira Menezes é uma unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) e iniciou suas atividades de 2014 com a mostra “Cinema e História”. As exibições de grandes clássicos da história mundial acontecerão nas tardes de quinta-feiras e não têm data para terminar.
Palestras e debates serão realizados sobre o filme de cada tarde. A primeira mostra reuniu películas com o tema “Segunda Guerra Mundial”, como o filme A Lista de Schindler, exibido às 15h desta quinta-feira, 16.
Segundo o diretor da biblioteca e amante do cinema Luiz Henrique (Foto 02 ao centro), a mostra tem como objetivo discutir assuntos e fatos que permeiam a sociedade. “Com o cinema unimos as pessoas, a imaginação é livre para analisar, criticar e refletir”, afirmou.A historiadora e professora Aglaé Fontes (Foto 02 à direita) avalia o projeto como extremamente válido porque o cinema é uma arte com leitura e linguagem em que se conhece o universo. “A leitura do cinema é muito mais que somente assistir a um filme. É discutir sobre a atuação dos personagens, a época em que se passa uma história, os costumes, a política, a arte, a própria leitura de um livro”, descreve.
“A biblioteca é a união de várias artes - livros, romances, cinema. E trazer um projeto deste para uma comunidade que não tem acesso a estas artes é o nosso principal objetivo. O cinema é uma viagem ao conhecimento”, ressalta Aglaé Fontes.
A Biblioteca Pública Ivone Vieira de Menezes fica localizada na Praça Major Edeltrudes Teles, s/n, no conjunto Augusto Franco. Escolas e instituições podem agendar visitas e participação nas sessões durante a temporada da “Mostra Cinema e História” pelo telefone (79) 3179-6410 ou 3179-6411.
Fotos: Sílvio Oliveira
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h