Marinete do Forró percorre Aracaju em edição especial de verão
Entretenimento 08/01/2016 09h40
A ideia surgiu no ano passado quando a Marinete do Forró completou 15 anos de existência e o resultado foi altamente positivo. Com isso, este ano a Edição Especial de Verão volta às ruas de Aracaju passando por atrativos e equipamentos turísticos da Capital. A atração é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) em parceria com a Transporte Tropical.
A bordo de um ônibus tipo jardineira, ao som de um trio pé de serra com Robertinho dos Oito Baixos, um casal de dançarinos de quadrilha junina e acompanhados de um guia de turismo, os turistas têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da Capital em um City Tour totalmente gratuito. Se trata de uma edição especial que iniciou no último dia 2 e prossegue durante todo o mês de janeiro de quinta a sábado, visitando os principais pontos turísticos de Aracaju, explicou o consultor da Indústria, Comércio e Turismo, Fábio Andrade.
Nas quintas e sextas-feiras a Jardineira sai às 14:30h do primeiro ponto de ônibus da Orla de Atalaia e segue até o final da Passarela do Caranguejo para dar a chance de várias pessoas poderem embarcar e também para dar comodidade aos visitantes de não precisarem se deslocar até a marinete.
Aos sábados, a Marinete sai às 15:30h e segue para a Orla Pôr do Sol, que é o mais novo atrativo turístico da Capital. No local há apresentações de trios pé de serra, Valtinho do Acordeon em uma canoa, sobre as águas do Rio Vaza Barris e apresentação de grupos culturais como reisado, samba de coco, cacumbi, entre outros, além da feira de artesanatos e comidas típicas. No final do passeio o guia de turismo junto aos trios pé de serra formam uma quadrilha junina com a participação dos visitantes.Itinerário da Marinete nas quintas e sextas-feiras:
Primeira parada: Durante 15 minutos os visitantes poderão aproveitar o mirante do bairro 13 de julho onde é possível apreciar os manguezais, o encontro dos rios Poxim e Sergipe com vista para a Ilha de Santa Luzia e uma visão panorâmica da capital.
Segunda parada: Na praça Tobias Barreto, uma das mais belas praças da cidade que homenageia o jurista sergipano. O passeio continua até a praça Camerino. Duração de 15 minutos.
Terceira parada: em 30 minutos os visitantes vão apreciar os mercados centrais, Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco. Neste local encontra-se uma diversidade do artesanato local, folclore e cultura popular (Literatura de Cordel), rendas, castanhas, doces regionais, frios e frutas da região.
Quarta parada: Centro de Artesanato Chica Chaves na Orla do Bairro Industrial, passando ao lado da maior ponte urbana do nordeste - Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros. Os visitantes terão 15 minutos para admirar o local.
Quinta e última parada: Na praça Olímpio Campos onde se encontra a Catedral Metropolitana de Aracaju do ano de 1875, revestida com pinturas do século XIX, e o Centro de Turismo com sua diversidade no artesanato em renda e Museu do Artesanato Sergipano. Depois dos 30 minutos desta parada os passageiros retornam ao ponto de partida, finalizando o passeio aproximadamente às 18h.
Fonte: PMA
Confira a programação promovida em Aracaju
Com 39 edições e 52 anos de história, Fasc ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro
Entre os repertórios escolhidos estão composições autorais inéditas
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro